sábado, 15 de setembro de 2012

HISTÓRIA DO TOKUSATSU NO BRASIL


O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Globo e na Rede Record. A série foi um sucesso de público aqui no Brasil, porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriormente censurada.

Nos anos 70 fez sucesso os seriados da família Ultra exibidos principalmente dentro do programa do Capitão Aza na extinta TV Tupi.
Na década de 80, chegava à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira com a Rede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, a segunda metade dos anos 80 e a primeira metade dos anos 90 foram marcadas por essa "onda" da cultura japonesa na televisão. O que impulsionou a vinda de mais séries tokusatsu no Brasil e também fizeram sucesso e marcou uma geração e fez uma legião de fãs fiéis e que prestigia estas excelentes séries até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário