Super Sentai exibidos no Brasil

Super Sentai


Produzida pela Toei Company, foi criada por Shotaro Ishinomori em 1975 e dura até os dias atuais. São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal. Até 1979, a franquia se chamava apenas "Sentai", mas após as duas primeiras séries (Goranger e JAKQ), as demais equipes passaram a dispôr de veículos mecânicos que se transformam em um robô gigante (mecha), passando a denominar-se Super Sentai. O gênero passou por diversas reformulações ao longo de três décadas, porém mantendo sua premissa básica. A franquia norte-americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até mesmo algumas cenas de ação originais.


No Brasil, as séries a terem sido exibidas são Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

_____________________________________________________________________________________________


Esquadrão Relâmpago Changeman




Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil,começou a ser exibido no Brasil a partir de 1988 pela extinta REDE MANCHETE(no programa vespertino “Clube da Criança”,apresentado pela “Angélica” em começo
 de carreira na TV(2º programa dela) e, mais tarde, pela REDE RECORD e pela TV GAZETA.

História: Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Personagens:



Hiryuu Tsuruji (剣飛竜 Tsurugi Hiryū?) / Change Dragon (チェンジドラゴン Chenji Doragon?): da tropa aérea dos defensores, é o líder da equipe. Também é ex-jogador de beisebol, sendo conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragonball (Bola Dragão no Brasil. No episódio 38, chega a arremessar sua espada com esta técnica para derrotar um monstro). Nas horas mais desesperadoras sempre incentiva seus companheiros a nunca desistirem de lutar. Seus ataques são o Dragon Kick, Dragon Attack e a Dragon Force. É um homem frio e um tanto amargurado, mas luta com fervor.
Em japonês, Tsurugi significa "espada", Hi significa "voar" e Ryū é "dragão".

Shou Hayate (疾風翔 Hayate Shō?) / Change Griphon (チェンジグリフォン Chenji Gurifon?): da tropa do comando florestal, Hayate é o galã da equipe. Mulherengo, sempre estava tentando cantar alguma garota da equipe ou as cientistas. Tinha um estilo "bad boy", trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Tem como ataques o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws (Grifon Garra Magma). Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta.
Hayate significa "vento forte" e Shō é "conhecimento".

Youma Ozora (大空勇馬 Ōzora Yūma?) / Change Pegasus (チェンジペガサス Chenji Pegasasu?) - da força defensora da Terra, é o comediante da equipe. Guloso, infantil e desafinado (em um episódio ele consegue derrotar um monstro apenas cantando). É mestre em explosivos. Seus ataques são o Pegasus Attack e Pegasus Lightning Energy.
Ōzora significa "grande céu",  é "coragem" e Ma é "cavalo".


Sayaka Nagisa (渚さやか Nagisa Sayaka?) / Change Mermaid (チェンジマーメイド Chenji Māmeido?- da operação de ataque, é a cientista da equipe. Ela é o "meio-termo" do time, tendo um jeito maternal e equilibrado senso de dever. Até hoje, é tida como "a musa" da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave e Super Looping (com Mai).
Nagisa significa "praia".

Mai Tsubasa (翼麻衣 Tsubasa Mai?) / Change Phoenix (チェンジフェニックス Chenji Fenikkusu?) - a esquentadinha da equipe. Motoqueira invocada, odeia levar desaforo para casa, mesmo quando é chamada de gatinha, carinhosamente chamada e também é mestra em disfarces. Seus ataques são o Phoenix Attack, Phoenix Flaming (Fênix Fogo) e Super Looping (com Sayaka).
Tsubasa significa "asa".


Aliados


Sargento Ibuki (Comandante Ibuke, no original) - líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra, demonstrava com frequência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas, e estranhamente nunca foi questionado a respeito da fonte de tanto saber. A resposta para esse enigma veio no episódio A Vingança de Ahames: Ibuki é na verdade um alienígena nativo do planeta Heath, ou seja, ele é heatheano, e que escapou da destruição de seu mundo por Bazoo. Seu nome verdadeiro é Yui Ibuki, e tem a pele roxa, cabeça pontuda e olhos amarelos sem pupilas (tudo escondido por um disfarce, que a série não revela se é holograma ou metamorfose). Na Terra passou a treinar o grupo antes de se transformarem nos Changeman. É durão, mas sempre que o grupo passava dificuldades era ele que os incentivava a não desistir de lutar.

Nana (ep. 13-14, 32-33, 42-43, 51-55) - nativa do Planeta Tecnolíquel (Rigeru, no original), Nana detém uma inteligência fora do comum. Aparece pela primeira vez ainda criança no episódio 13 e foi utilizada pelo Doutor Kumasawa (um cientista terráqueo que havia se aliado a Bazoo). Depois é salva pelos Changeman e por conta de sua Aura Energética (Aura Rigeru, no original) passa a ser perseguida por Giluke e Ahames. Por ser nativa do planeta Tecnolíquel, tem infância curta, ficando adulta em questão de segundos no episódio 34, em que Giluke é destruído pelos Changeman. Durante a série, foi bastante apegada a Tsuruji.




Sakurá (ep. 16 e 55) - Um anjo sobrevivente do planeta Merill. Foi alvo da paixão de Hayate.

Zôle (ep. 27, 47, 49-55) - a esposa de Gaata. Aparece pela 1ª vez no ep. 27, "O Sonho da Família Gaata". No episódio 51, "A Mensagem de Nana", Zoli não tinha como esconder que esperava o segundo filho com Gaata, uma vez que estava em trabalho de parto. Sendo assim, pede a Nana, que encontrara ela e Wallage em uma igreja na cidade de Midori, que avisasse sobre isso ao Gaata. Foi o milagre do nascimento desse filho - uma menina, batizada de Cooler - que salvou-os de um terremoto provocado pela criação de ovos do dragão Yangueran, e que fez com que Gaata virasse desertor de Gôzma e aliado dos Changeman até o final.

Wallage(47, 49-55) - o filho de Gaata.
Nota: Nos episódios finais da trama unem-se ao grupo o trio GaataShima (então liberta da maldição que a prendia a Gozma) e Gyodai.





Inimigos (Gôzma)
Cada componente do exército de Gozma vem de um planeta diferente, e se uniu ao grupo por um motivo particular. Neste seriado, a palavra "estrela" é usada como sinônimo de "planeta". Na realidade, a palavra "hoshi" possui ambos os significados. Não existe uma grande diferenciação, no japonês, entre planeta e estrela (em tradução correta, teríamos a palavra "astro").

Senhor Bazoo - líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto ao final da série. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, o próprio Bazoo explicou que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava. É claramente inspirado em Galactus.


Comandante Giluke (ep. 01-54) - comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, passou a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo. É derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo. Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana (que era bem mais poderosa que a primeira), torna-se Super Giluke e depois Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitavemente pelos Changeman.

Rainha Ahames (ep. 17-53)- originária da estrela Amazo, que fora destruída (ou arrasada) por Bazoo, também colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primera emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran (leia-se Yangueran). Ahames rivaliza com Giluke pelas atenções de Bazoo. Acaba transformada no monstro Mezu por Super Giluke, sendo finalmente vencida de uma vez por todas após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.

Pirata Espacial Buba (ep. 01-52) - de origem desconhecida, Buba é um pirata espacial. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Tem como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás (que mais parece uma chave de boca prateada). Após libertar Shima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.



Shiima - nativa da estrela Aman (a qual foi destruída ou arrasada por Bazoo, o seriado não deixa claro), trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço, o qual é quebrado por Buba no capítulo 52 com o golpe "Espada Vital". Com isso, ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.


Gaata (Gator, no original) - navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi, não deixou clara a razão de ter se unido ao exército. É possível que fosse mediante pagamento, já que em dado momento sua mulher Zôle se refere a ele como um "homem mau". No episódio 51, Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.



Gyodai - sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman, Gyodai era invocado. De um olho localizado em sua boca, ele soltava um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos (de uma forma similar ao monstro Medusan em Flashman, Okelamp em Maskman e Guardnoid Gash em Liveman). Gyodai era um animal espacial irracional - tanto que só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos - e fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.


Soldados Hidler - soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros não sabendo falar. Possuem a força de um ser humano normal e em regra são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto nos episódios onde ou seu nível de poder foi elevado (como naqueles onde a Rainha Ahames fez sua aparição) ou quando os heróis se viam extenuados (vide o confronto com Delycal).

Nota: Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Armas e ataques em conjunto


Change Proteck: são as roupas dos Changeman, ao terem recebido a força terrestre, Changeman recebem essas roupas. Seu excessivo uso prejudica o corpo se ficar num longo período de tempo.





Power Bazooka: toda equipe Super Sentai possui uma "arma/ataque final", com o(a) qual se livra do inimigo em grande estilo. A dos Changeman era a Power Bazooka (ou Poderosa Bazuca, dependendo do tradutor), com a qual o grupo explodia os monstros espaciais. Era formada pela união das cinco bazucas de cada um dos integrantes.





Change-Fogo: pistola laser, podendo se dividir em Change Espada e Change Escudo.








Formação Raio Bumerangue.






Formação Pentágono (com as pistolas Change-Fogo).

Change Mermaid/Change Phoenix Super Looping e o super change (no episódio 6).

Formação Defesa Furacão: feito com o Change-Fogo porém com as espadas e escudos.



Veículos




Change Cruiser: utilitário 4x4.







Moto Change: motocicletas para cada um dos Changeman.





Mechas


Base Shuttle: nave inspirada no design dos Ônibus Espaciais, transporta os três módulos que se unem na sequência de transformação chamada Fusão/Conversão Terrestre para formar o Change-Robô (C-R).





Jet Changer 1: jato pilotado por Change Dragon. Formava a cabeça, parte interna do tronco e parte das pernas do C-R.

Heli Changer 2: helicóptero pilotado por Griphon e Mermaid. Formava os braços e parte externa do tronco do C-R.

Land Changer 3: tanque pilotado por Pegasus e Phoenix. Formava as pernas e os pés do C-R.





Change-Robô: robô gigante que pode disparar mísseis da barriga e o Change Vulcão de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos (truque este raramente utilizado). Possui também um escudo (usado, no ep. 23 e no segundo filme, em uma técnica de arremesso de escudo chamada apenas de "change-fogo") e a Espada Relâmpago, capaz dos ataques Giro Atômico eReflexo Relâmpago (usado apenas no episódio 33) e do ataque final Super Thunderbolt. Como quase sempre acontece nos seriados japoneses, tais itens nunca estão presentes na hora da batalha, e não há explicação sobre como se materializam.







_____________________________________________________________________________________________

Comando Estelar Flashman






Estreou no Brasil em 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1994. No mesmo ano foi ao ar pela Rede Record, ficando até o final de 1995, com reprises em 1996. Mais tarde começou a ser exibida na CNT/Gazeta onde perma
neceu até o começo de 2000. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. Ao todo, possui 50 episódios e 2 longa-metragens.


História: "Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos... Comando Estelar Flashman!" (ある日、地球から5人の子供が宇宙の果てに攫われた。そして20年後……超新星フラッシュマン! Aru hi, Chikyū kara gonin no kodomo ga uchū no hate ni sarawareta. Soshite Nijūnengo… Choushinsei Furasshuman!?)
Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.

Personagens:


Din/Red Flash (ジン/レッドフラッシュ Din/Reddo Furasshu?): 23 anos. Nascido no dia 22 de novembro de 1963, é o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligência avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento. Suas armas são a Prism Holy Sword (Sword Laser, na versão brasileira) e o canhão Red Vulcan. Seus ataques são o Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.



Dan/Green Flash (ダイ/グリーンフラッシュ Dai/Gurīn Furasshu?): 22 anos. Foi criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador. Apesar de seu aspecto de durão, Dan é o mais sentimental dos Flashman. Suas armas são o Prism Kaiser (Glass Laser, na versão brasileira), Knuckle Guards (socos ingleses que usou em poucos episódios, sem tradução para o português) e o canhão Green Vulcan. Seus ataques são a Tempestade Cósmica e o Super Punho.



Go/Blue Flash (ブン/ブルーフラッシュ Bun/Burū Furasshu?): 20 anos, é o mais jovem da equipe. Foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água. Sempre provocando humor e tem o hábito de chamar Mag de Gordinha. Suas armas são o Prism Ball (Laser Ball, na versão brasileira), Star Darts (Estrela-Projétil, versão brasileira) e o canhão Blue Vulcan. Seus ataques são Bola Furacão e Super Furacão.



Sara/Yellow Flash (サラ/イエローフラッシュ Sara/Ierō Furasshu?): 20 anos, foi criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. Durante as lutas, costuma lançar projéteis em forma de bola contra os inimigos. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais. Suas armas são os Prism Batons (Freeze Laser/Bastão Laser, na versão brasileira), Bola Projétil e o canhão Yellow Vulcan. Seus ataques são o Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro.



Lu/Pink Flash (ルー/ピンクフラッシュ Rū/Pinku Furasshu?): 20 anos, foi criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são os Prism Boots (Shoes Laser, na versão brasileira), Coração Projétil e o canhão Pink Vulcan. Seus ataques são o Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Terremoto e Raio Gravitacional.




Aliados:



Mag: robô parecido com R2-D2 de Star Wars, projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado na nave Star Condor. De início é hostil com os Flashman, depois os acolhe como filhos.







Doutor Tokimura: cientista e pai de família, teve há 20 anos um de seus filhos capturado por Caçadores Espaciais. Sempre ajuda os Flashman com seus inventos. Nos últimos episódios, descobre que Sara é sua filha.











Setsuko Tokimura: esposa do Doutor Tokimura.







Kaori e Midori Tokimura: filhas do Doutor Tokimura e de Setsuko Tokimura.










Barak (ep. 17-19): cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titan, do Planeta Flash, e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. No capítulo 17 vem à Terra e entrega o Titan Flash aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura.







Cruzador Imperial Mess



Monarca La Deus (Lar Dios no original, 01-49): Líder do Cruzador Imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.





Doutor Keflen: cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.



Wandar (ep. 01-47): comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandalo (Wondella no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos. Diferente de sua colega Nefer, Wandar ataca de forma mais direta e sem planejamento, e, apesar de seu status, é um tanto atrapalhado e cômico. Em sua última luta, ataca Red Flash sem se preocupar com o fato de estar esgotando suas últimas forças, até que, já completamente em farrapos, seu corpo entra em colapso e explode.




Nefer: (Ley Nefel no original) Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar. E diferente dele, Nefer ataca de forma mais traiçoeira e menos direta, preferindo pegar os inimigos quando estão despreparados. Considera-se filha do doutor Keflen e, no último capítulo, morre para defendê-lo, colocando-se na frente dele quando Red Flash ia golpeá-lo com sua espada.








Urk : assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-lobo.













Kirt: tal como Urk é assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-gato.











Gals (ep. 01-28): também é um comandante de campo, mas muito menos ativo que seus colegas. De pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Flashking.

Kaura (ep. 15-49): junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transforma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Guitan.



Caçadores Espaciais: grupo de caçadores liderados por Kaura são:Baura, Kerao, Hag e Hou. Kerao é devorado pelo monstro Za Guitan. Keflen resolve usar os outros para criar o primeiro monstro guerreiro zeus. Também há um caçador que aparece no episódio 03 raptando um bebê. suas biomoléculas são usadas para evoluir o monstro Za Zaimoz.










Galdan (ep. 43-48): é o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen, após ser derrubado de forma covarde por Nefer.








Medusan (Kuragen no original, 02-50): Criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressuscitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes, com o seu poder transferido para o monstro ele ficava fraco e seu tamanho diminuia já que quando ele aparece para ressuscitar algum monstro ele é gigante. No último capítulo, fundiu-se com os restos mortais de La Deus, formando o monstro Demos.





Zolos: soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os soldados Hidler de Changeman e os Anglar de Maskman não conseguem falar.









Armas





Star Laser: poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.








Bola Projétil: utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.








Coração Projétil: utilizado por Lu, tal como a Bola Projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao Momo Card, usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.






Estrela Projétil: utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado.








Sword Laser: arma utilizada por Red Flash que consistia de um espada de vidro vermelha. Tem como ataque o Trovão de Fogo.










Gloves Laser: luvas de vidro que cobrem os antebraços, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.








Laser Ball: arma anticonvencional de Blue Flash, onde o poder Flash o cobre em uma forma de bola prismática, que ricocheteia nas superfícies como as bolas dos jogos de Pinball. Seu ataque é a Bola Furacão.









Bastão Laser: par de bastões amarelos utilizados por Sara que podem soltar poder congelante quando Sara diz "Bastão Laser, Freeze Laser" e um ataque de energia "Bastão Energético".











Shoes Laser: utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite, o Chute Relâmpago, e o Super Passo.










Cosmic Vulcan: a bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vulcans (Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan, Pink Vulcan) com as quais eles destroem os monstros de Keflen. Yellow Flash é quem mira no monstro e puxa o gatilho da arma, conforme o comando de Red Flash.

 






Mechas e Veículos







Turbo Laser: motocicletas para cada um dos Flashman.













Star Condor: fortaleza voadora dos Flashman em forma de avião, onde estão os veículos que formam o Flash King: Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.










Tanque Comando: veículo principal, comandado por Red Flash. Forma o tronco e a cabeça do Flash King.









Delta Craft (Jet Delta no original): jato pilotado por Green Flash e Yellow Flash. Forma a perna e o braço direito do Flash King.







Omega Craft (Jet Seeker no original): tal como o Delta Craft também têm o formato de um jato, porém com um escudo na parte de cima, servindo como radar (semelhante aos AWACS ou, mais recentemente, AEW). Forma a perna e o braço esquerdo do Flash King. É pilotado por Blue Flash e Pink Flash.






Flash King: o primeiro robô da série, resultante da união dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destróem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitivamente na luta contra o monstro Demos.









Titan Flash: originalmente um imenso caminhão, aparece pela primeira vez no episódio 17.















Titan Júnior ('Titan Boy no original): segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash.













Gran Titan: robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash.











_____________________________________________________________________________________________



Gigantes Guerreiros Goggle Five




Foi exibido no Brasil inicialmente pela Rede Bandeirantes a partir de 1990, trazido pela Oro Filmes. Depois de um tempo passou para a Rede Record.No total, a série tem 50 episódios.

História: Nos últimos 20
 anos o professor Hongo investigou secretamente e descobriu que no Castelo Wolf (Wolfgang, no original), situado na Alemanha, reuniam-se grupos misteriosos de cientistas de diversas partes do mundo. Tais cientistas, considerados perversos, se concentram no Império da Ciência Maligna Desdark (originalmente Deathdark), liderado pelo chefe Taboo, que é um exército que semeia a destruição e a discórdia no universo através de sua Ciência Maligna.

Membros do Goggle five recrutados para lutar contra o Império Desdark:




Ken'ichi Akama / Goggle Red - O líder do grupo. Adora escalar montanhas e é explorador. Descobriu o perigo que o mundo corria depois de o Doutor Hongo ser atacado. Sua pedra é o rubi, que representa a civilização da Atlântida. Suas armas são o Red Ruby Whip e o Red Rope.







Kanpei Kuroda / Goggle Black - Porteiro que trabalha no estacionamento do estádio Korakuen. Presidente do clube de xadrez da universidade local, é um sujeito esperto, vide no episódio 26, "A Grande Farsa do Black", onde se fingiu de amnético. Sua pedra é a esmeralda, que representa a civilização asiática, especificamente Angkor Wat. Suas armas são o Black Cubs e o Black Esmerald Nunchucks.






Saburou Aoyama / Goggle Blue - É um inventor e jogador de hóquei no gelo. Sua pedra é a safira, que representa a civilização egípcia. Suas armas são o Blue Ring e o Blue Sapphire Jet Ring.







Futoshi Kijima / Goggle Yellow - O mais forte integrante da equipe, trabalha em um zoológico local. Sua pedra é a opala, que representa a civilização lemuriana (muçulmana na dublagem brasileira). Suas armas são o Yellow Hammer, Yellow Ball e o Opal Megaton Ball.







Miki Momozomo / Goggle Pink - A única integrante feminina da equipe. Ginasta que trabalha no estacionamento do estádio Korakuen. Sua pedra é o diamante, que representa a civilização inca. Suas armas são o Pink Diamond Baton, Pink Mirror e Pink Ribbon.







Aliados

Professor Hideki Hongo - fundador do Laboratório de Ciências do Futuro e dos Goggle Five. Diante de uma triste despedida no segundo episódio acaba entregando todo o controle da missão aos Computer Boys e Girls.





Computer Boys & Girls - cinco crianças que oferecem apoio aos Goggle Five. Podem usar o Comboyputer.







Império da Ciência Maligna DesDark

Chefe Taboo - Vilão principal da série e líder do Império Desdark. É um ciclope que na maior parte da série esteve atrás de uma parede onde somente sua forma distorcida aparecia. No final da série revela ser fruto de várias experiências de engenharia genética da Ciência Maligna e torna-se um gigante para lutar com os Goggle Five, porém é destruído pelos mesmos.





Grande Comandante Desmark (15-50) - parecido com um faraó, é outro comandante do Império Desdark. Foi ressucitado no episódio 15 por Taboo com o objetivo de comandar o Império.

Bera e Bezu (15-50) - servem como guarda-costas do Comandante Desmark. Quando é necessário elas podem se transformar em guerreiras humanas.




Mazurka - comandante suprema feminina. Acabou sacrificando sua própria vida no final para destruir o laboratório secreto dos Goggle Five, em um fim semelhante ao da Rainha Ahames em Changeman.





General Desguiller (1-49) - segundo no comando do clã Desdark e mestre em espadas. Em combate costuma ser bastante traiçoeiro, além de ser bastante inteligente.







Doutora Sazoria (1-15) - mulher-escorpião que constrói os monstros do império. Rival de Iganna, foi morta por Desmark no episódio 15.








Doutor Iganna (1-15) - rival da Doutora Sazoria, constrói monstros com formas de animais. Foi colocado para morrer por Desmark no episódio 15.







Madaraman - soldados rasos que serviam ao Desdark e sempre confrontavam os Goggle V. Algumas vezes tinham vozes e proporcionavam cenas bem engraçadas.







Equipamentos

Os Goggle V têm inúmeros ataques combinados como Lightning Ropes, the Dynamite Clubs, the Ring Spin Typhoons, the Lightning Light Balls, the Ribbon Sparks, the Goggle Victory, the Goggle Bomber, Goggle Sabre e a Goggle Lança Dourada. Todos estes golpes utilizam os Goggle Sabres.


Goggle Suit - ou Goggle Bracelete, dispositivo de transformação dos Goggle Five modelado como um relógio de pulso. A frase de transformação usada era "Goggle Five!" (ou Goggle (cor)para cada membro específico da equipe quando sozinho.)





Goggle Sabre - sabre usado por todos os Goggle Five. Ao ser lançado no inimigo pode explodir.

Goggle Victory - ataque final que destruia os Mozus até o episódio 33. Os Goggle Five posicionavam a si mesmos e seus sabres de forma a formar o símbolo V (cinco em romano) e energizavam cada sabre com a respectiva energia da pedra protetora, finalmente disparando quando todas energias estivessem acumuladas.




Golden Lança - lança criada a partir dos novos Goggle Sabres carregados com átomos de Neometal. Era manuseada pelo GoggleRed.

Goggle Lança Dourada - Lançar - ataque final que passou a destruir os Mozus do episódio 34 em diante, consistindo no lançamento da Golden Lança contra o Mozu após algumas acrobacias da equipe.



Veículos e robô






Goggle Machine - a moto usada apenas pelo Goggle Red.











Goggle Cougar - uma caminhonete 4WD usada pelos demais Goggle Five.








Goggle Nave (Goggle Caesar) - grande nave que servia como base para cada um dos veículos que formavam o Goggle Robô. Goggle Black e Goggle Pink ficavam na Goggle Nave para prestar suporte caso necessário. Possuía a habilidade de disparar mísseis e de teleportar os Goggle Five para seu interior.




Tanque Container - grande veículo metálico onde ficavam estacionados cada um dos veículos que formavam o Goggle Robô. Todos os tanque containers se separam livremente da Goggle Nave e podem abrir sua parte frontal para permitir a saída dos veículos.






Goggle Jato - jato de combate de cor vermelha pilotado pelo Goggle Red. É capaz de disparar mísseis
.








Goggle Tank - tanque de combate de cor azul pilotado pelo Goggle Blue. É capaz de disparar mísseis.











Goggle Dump - caminhão de cor amarela pilotado por Goggle Yellow.









Goggle Robô - robô formado através da fusão final dos três goggle veículos após a realização da goggle change. Possuía várias armas, entre elas míssil, uma âncora, raios lasers disparados de sua testa e uma espada com a qual desferia seu golpe final : Espada Relâmpago Universal (Chikyu Ken Denshi Ginga Giri).







_________________________________________________________________________________


Defensores da Luz Maskman





Foi trazido ao Brasil pela Everest Video e exibido no Brasil na extinta Rede Manchete a partir de 1991. Depois disso, houve uma segunda reprise em 1999, também pela Rede Manchete, e pela RedeTV! quando ainda esta
va em fase experimental, que exibiu a série até o episódio 36.

História

Tudo começa com Sanjuurou Sugata, estudioso dos poderes da mente. Ele descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força maligna que quer dominar a Terra, o qual localiza-se nos subterrâneos do Japão. De início o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zeba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, querendo transformar a Terra em um planeta frio e sombrio. Diante de tal ameaça, Sugata reúne 5 jovens, cada um especializado em um estilo de artes marciais. Cada episódio da série é iniciado com a narração (pela voz do finado Carlos Alberto Amaral): "Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, essa força infinita se manifestará!", seguida por Francisco Brêtas gritando (dublador de Takeo/Red Mask nesta série): "Defensores da Luz, Maskman!".

Personagens:

Takeo (Takeru no original) / Red Mask: o líder do grupo. Tem 23 anos e é um especialista em Karate 空手道 e piloto de Fórmula 1. Sua arma especial é a Espada Mask e seu veículo é o Avião Mask. Seu gesto motor é o Zai (ambas as mãos abertas com as palmas voltadas para frente, unidas pelas pontas dos dedos indicador e polegar, formando uma pirâmide no centro do gesto), que representa o controle das forças da natureza. No episódio 6, consegue juntar o poder aura num só ponto para manifestar o God Hand.


Kenta / Black Mask: o vice-líder da equipe. Armado com a Barra Mask (bastão), seu estilo de luta é o Kempo Japonês ou Nipponkenpo 日本拳法 e tem 21 anos. Seu veículo é a Broca Mask. Seu gesto motor é o Jin (todos os dez dedos enlaçados num punho único), que simboliza a adivinhação de pensamentos e intenções das outras pessoas.





Akira / Blue Mask: com apenas 16 anos, ele é o caçula da equipe. Sua arma de batalha é o Mask Truco, ou Tonfa Mask, pilota o Tanque Mask e seu estilo marcial é o Kung Fu. Seu gesto motor é o Retsu (os dois punhos juntos, sendo que o dedo indicador direito aponta para fora), que encarna o domínio do tempo e espaço.




Sayaka (Haruka no original) / Yellow Mask: tem 19 anos e foi criada em uma família de Ninjas 忍者, portanto luta Ninjutsu. Como arma especial tem o Rotor Mask e seu veículo é o Jato Mask. Seu gesto motor é o Tou (todos os dez dedos, exceto os anelares e mínimos, juntos num punho único), que personifica a harmonia com o Universo.




Keiko (Momoko no original) / Pink Mask: especialista em Tai Chi Chuan 太極拳, tem 19 anos. Sua arma é o Mask Ribbon e seu veículo é o Helicóptero Mask. Seu gesto de meditação é o Sha (todos os dez dedos, exceto os indicadores, juntos num punho único), que enquadra a cura de si mesmo.





Liu Asuka (Ryou Asuka no original) / X1 Mask: era o protótipo do primeiro Maskman, inclusive tendo treinado rigorosamente com o chefe Sugata. Porém teve sua namorada morta pelo Império Subterrâneo Tube e desistiu de tudo. Aparece no capítulo 39 ajudando os outros Maskman, perdendo seus poderes em seguida.




Aliados


Chefe Sanjuurou Sugata: estudioso dos poderes da mente, o chefe Sugata descobriu a existência do Império Subterrâneo Tube, o qual de início era pacífico. Com a subida de Zehba ao poder passou a desejar a conquista do mundo. Foi ele o homem misterioso que lutou contra Takeo um ano antes deste tornar-se Red Mask. É dono da Sugata Racing, equipe de automobilismo onde Takkeo é o principal piloto.





Dra.Azuma 
Dra.Catharine : Assistentes de  Sugata.




Inimigos (Império Subterrâneo Tube):

Rei Zehba: supremo líder do Império Subterrâneo Tube, ele usurpou o trono da antiga Rainha de Tube há muitos anos. Zehba odeia todos os humanos, e sua verdadeira forma é o monstro Lethal Dogla. Zehba é filho do temível Lizzard Dogla, monstro que há muito tempo foi destruído pela verdadeira Família Real Tube. Zehba, ao nascer, comeu a carne de seu pai agonizante, que estava desejoso de ódio para com a Família Real Tube, e ganhou seus poderes monstruosos - tais poderes eram, contudo, condicionados à desunião das duas princesas de Tube (Igan e Ian / Miho). Assim, quando elas se unem no último episódio, Zehba perde a maior parte de seus poderes e, como última cartada, se vê obrigado a lutar abertamente contra os Maskman, sendo finalmente destruído.

Princesa Igan: irmã gêmea da princesa Ian (Miho), ela luta, de forma obcecada, para honrar o nome de sua família, a qual tem como protetor o Divino Dragão Igan. Dentre suas habilidades está o Desring, com o qual pode criar um campo de força eletrificado, porém como inconveniente gasta muita energia e com isso deixa-a muito cansada, como ocorreu em sua primeira luta contra Takeo no episódio 10 ("Igan contra Takeo"). Na verdade Igan é uma mulher disfarçada de homem, apesar de que a tradução do seriado no Brasil parece ter confundido essa parte. Ao término da série sai a uma peregrinação infinita "visita a lugares sagrados", disposta a vagar por toda a eternidade como autopunição pelos crimes que cometeu ao longo do seriado.

Princesa Ian / Miho: a irmã gêmea de Igan, e alvo da paixão de Kiroz. Foi enviada pelo Império Subterrâneo Tube para espionar a Terra e os humanos, porém Ian se apaixona por Takeo. Acidentalmente conheceu Takeo e desde então se afeiçoou ao mesmo, chegando ao ponto de pará-lo no meio de uma corrida para avisar da ameaça do Império Subterrâneo Tube. Por conta disso foi capturada e criogenicamente congelada como punição pelo monstro Igadogla. Takeo consegue explodir o gelo que a envolvia nos últimos episódios do seriado. Como única herdeira restante do trono, depois da derrota de Zehba, no último episódio, ela se despede de Takeo e vai assumir o poder sobre Tube, decidida a reinar pacificamente.

Comandante Barabass (Baraba no original japonês): sádico, perverso e inclemente, este espadachim da tribo Valga (Baluga no original japonês) é o comandante de campo do Império Tube nas batalhas com os Maskman. Dentro do Império Subterrâneo Tube tem uma grande rivalidade para com Igan, de quem sempre debocha. No episódio 30 ele conquista a Espada Subterrânea após derrotar o monstro Devildogla, tornando-se assim o Herói do Mundo Subterrâneo, até ser morto por Red Mask num duelo dramático no episódio 48 (similar a Buba e Change Dragon em Changeman).


Oyobu: de pele vermelha e orelhas pontudas, é ninja da tribo Buyon. Corre a grandes velocidades e tem a habilidade de disparar bolas de fogo de suas mãos. É o braço-direito do Comandante Barabass, mas é fiel em primeiro lugar ao Rei Zehba. Rivaliza com Black Mask nas batalhas. Morre numa missão suicida, procurando aumentar os poderes de Zehba, no último episódio. Sua aparência e poderes tornam-no visualmente parecido com o super-herói americano The Flash.


Anagumas: o capacho mais direto de Zehba, o que o faz ter um certa autoridade sobre os outros membros de Tube. É um monstro velho e gordo que tem mais de 300 anos de vida, que vê e conhece tudo, uma espécie de sábio para o Império Tube. Somente ele tem acesso à grande biblioteca subterrânea, que contém os mais chocantes segredos sobre a civilização Tube e as verdadeiras origens do Rei Zehba. Faz poucas participações proeminentes na série, preferindo deixar os outros membros de Tube fazerem o trabalho pesado. No penúltimo episódio, lutou abertamente contra os Maskman e foi destruído, sendo revivido em tamanho gigante por Okelamp e morre de forma definitiva destruído pelo Galaxy Robô.


Fuumin: ninja feminina da tribo Fu, é serva do clã de Igan. Por conta disso era mais fiel à sua senhora do que ao Rei Zehba. Treinada em combate e técnicas ninja, tem a habilidade de lançar shurikens e cuspir bolas de fogo pela boca. Sua habilidade rivalizava com Yellow Mask. No último episódio, quando o palácio de Zehba está desabando, uma coluna quase cai sobre Igan, mas Fuumin empurra a princesa para salvá-la, sendo atingida e morrendo no lugar dela.




Cavaleiro Ladrão Kiroz: aparece pela primeira vez no capítulo 27. Kiroz era apaixonado pela princesa Ian e caiu no Inferno Vendaval, mas sobrevive e escapa. Com sua arma Crescent Screw (composta de uma corrente e uma foice, criada enquanto estava no Inferno Vendaval) ele conseguiu destruir a Bomba Projétil. Depois disso, faz um acordo com Rei Zehba no qual após derrotar os Maskman ficaria com a pricesa Ian. Morre no antepenúltimo episódio da série, quando o gelo que envolvia Ian é destruído e, com a explosão, os cacos se cravam no corpo de Kiroz.




Monstro Elétrico Okelamp: sempre que os monstros do Império Tube eram destruídos pelos Maskman, Okelamp, monstro híbrido de inseto com molusco, era sempre invocado. Com seu raio tornava os monstros gigantescos. Após isso, dizia "Eu tô cansado". Foi visto pela última vez no penúltimo episódio, quando ressuscitou Anagumas e se desconhece o que aconteceu com ele depois disso.

Espadachim Subterrâneo Ulas (ep 44): Akira é transformado num guerreiro espadachim pelo Império Tube no episódio 44.






Armas






Magnum Laser: as armas dos cinco integrantes com dois modos: arma ou espada.










Bomba Projétil (Shot Bomber no original): a primeira bazuca dos Maskman. Foi destruída pelo Crescent Screw de Kiroz no episódio 27.







Veículos






Jato Canhão (Jet Cannon no original): a segunda bazuca dos Maskman.










Spin Cruiser: carro de Fórmula 1 modificado de Red Mask, agora um buggy.

Mask Loaders: as motos dos outros integrantes.








Mechas:



Turbo Ranger: consiste de uma fortaleza voadora (semelhante a um carro) contendo os cinco componentes do Great Five e também transportando o Land Galaxy em alguns episódios.





Great Five: o primeiro robô dos Maskman, formado pela união dos cinco veículos dos Maskman, que são Jato Mask (pilotado por Yellow Mask), Broca Mask (pilotado por Black Mask), Tanque Mask (pilotado por Blue Mask), Helicóptero Mask (pilotado por Pink Mask) e Avião Mask (pilotado por Red Mask). Armado com a espada Luz Fotoelétron, com a qual destrói os monstros de Tube agigantados, além do Gyro Cutters (Giro Cortante na versão brasileira) e a Great Gun (pistola do robô).










Land Galaxy: o segundo robô dos Maskman, que se transforma no Galaxy Robô. Construído pelo Doutor Yamagata, falecido amigo do Chefe Sugata. Aparece pela primeira vez no episódio 22 e é o robô utilizado por Maskman na luta final contra Lissaldogla (Sr Zehba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário