Kyodai Hero exibidos no Brasil

Kyodai Hero



É qualquer série em que apareçam heróis gigantes não pertencentes à família Ultra. A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman. O género teve um boom avassalador na década de 70, o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros, mas acabou entrando em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que acabou por sepultar sua produção.
No Brasil, as séries exibidas foram Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectreman.


_________
 ___________________________________________________________


VINGADORES DO ESPAÇO (MAGMA TAISHI - no original)






Foi exibida no Brasil nos anos de 1973 e 1974,sendo reapresentada em 1980 com nova dublagem.
Exibida 1º no Programa do CAPITÃO AZA na emissora TV TUPI( Este canal saiu do ar em 1980),e logo após no início dos anos 80 foi para TV RECORD e depois foi para a TV BANDEIRANTES

Série Tokusatsu no estilo Kyodai Hero ou Other Hero

A História.

Na série televisiva a Terra está em perigo pois o cruel alienígena Rodak quer dominar o planeta usando vários demônios e monstros para atacar o Japão. Como conquistador de vários outros sistemas, o morcego espacial Rodak ambiciona acrescentar o nosso planeta à sua "coleção" e para isso ele envia vários monstros na tentativa de tomar o controle da Terra. Preocupado com o nosso planeta o velho sábio Matuzen do planeta ZFS, que residente no coração do vulcão no Monte Olimpo, envia a Terra duas de suas principais criações: os robôs Goldar e sua esposa Silvar.
Goldar é um robô dourado (daí o seu nome), com uma altura de 14 pés e pesando 20 toneladas, já sua esposa Silvar, mesmo sendo uma robô prateada e com um tamanho humano, também tem as mesmas capacidades de combate do esposo. Todos têm antenas grandes que emitem raios Gama e transformam-se em foguetes e por uma abertura no tórax podem lançar mísseis.
Aqui na Terra Goldar conhece o garoto Miko,  filho do famoso jornalista Tom Mura, este é ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra. Quando Miko foi levado ao Monte Olimpo, Goldar e sua esposa ficaram encantados com a figura de uma criança e pediram a Matuzen para criar um filho para eles, surgia o garoto Gam, um menino foguete. Para proteger Miko e sua família, Matuzen entrega ao garoto um apito com o qual ele pode chamar Goldar e os outros de onde estiver, de posse do apito ele chamava os vingadores quando estava em perigo. Quando Miko assoprava o apito (em forma de foguete) uma vez,  chamava Gam; Silvar era chamada com dois sopros e Goldar com três sopros.

Personagens:






Goldar: É um robô dourado (daí o seu nome), com uma altura de 14 pés e pesando 20 toneladas. Robô criado pelo velho sábio Matuzen.














Silvar: Esposa de Goldar, mesmo sendo uma robô prateada e com um tamanho humano, também tem as mesmas capacidades de combate do esposo. Robô criada pelo velho sábio Matuzen.









Miko:  filho do famoso jornalista Tom Mura, este é ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra.Para proteger Miko e sua família, Matuzen entrega ao garoto um apito com o qual ele pode chamar Goldar e os outros de onde estiver, de posse do apito ele chamava os vingadores quando estava em perigo. Quando Miko assoprava o apito (em forma de foguete) uma vez,  chamava Gam; Silvar era chamada com dois sopros e Goldar com três sopros.






Garoto Gam: Quando Miko foi levado ao Monte Olimpo, Goldar e sua esposa ficaram encantados com a figura de uma criança e pediram a Matuzen para criar um filho para eles, surgia o garoto Gam, um menino foguete.







Matuzen: Preocupado com o nosso planeta o velho sábio Matuzen do planeta ZFS, que residente no coração do vulcão no Monte Olimpo, envia a Terra duas de suas principais criações: os robôs Goldar e sua esposa Silvar. 










Tom Mura: Famoso e conceituado jornalista, ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra.











Sra. Mura: Esposa de Tom Mura e mãe do Garoto Miko, dona de casa meiga e pacata.









Rodak: Cruel alienígena Rodak quer dominar o planeta usando vários demônios e monstros para atacar o Japão. Como conquistador de vários outros sistemas, o morcego espacial Rodak ambiciona acrescentar o nosso planeta à sua "coleção" e para isso ele envia vários monstros na tentativa de tomar o controle da Terra.






_________
_________________________________________________________________________


ROBÔ GIGANTE





Foi exibido no Brasil pela TV TUPI(anos 70) e TV RECORD(até início dos anos 80)

A série conta as aventuras de um garoto que podia acionar um robô gigante através de um relógio de pulso. 
O robô tinha feições de uma esfinge, nos anos 90 ganhou versão em OVA

A História.

A história tem início quando um ser espacial vem com sua nave à Terra e decide conquistá-la usando sua avançada tecnologia para criar monstros e máquinas de guerra. O invasor em questão é o monstro que se autointitula Imperador Guilhotina, líder do Bando BF (Big Fire), um exército de soldados e cientistas sempre prontos para cumprir seus planos de dominação mundial. Contra eles, a organização paramilitar Unicorn tem agentes especiais sempre prontos para o combate.
Numa noite tranquila, o monstro marinho Dacolar surge e afunda um navio de passageiros japoneses, iniciando os ataques do Bando BF. Os únicos sobreviventes são o garoto Daisako Kusama (que viajava sozinho) e um homem chamado Jyuro Minami, o agente secreto U3, da Unicorn. Chegando em uma ilha misteriosa que servia de base para o BF, eles são capturados e levados a um hangar subterrâneo. Lá, encontram o enorme robô de combate que estava sendo finalizado. O cientista que estava sendo forçado a construir o chamado Robô Gigante, mostra a Daisako e Minami o relógio-comunicador que seria usado para comandar sua criação. De brincadeira, Daisako fala perto do microfone, e sua voz acaba sendo registrada na memória do Robô. Mas o velho cientista tinha planos de destruir o gigante de metal para que não fosse usado contra a humanidade e se rebela contra seus captores. Ele acaba morto, mas antes consegue ativar uma bomba que havia preparado.
Minami e Daisako escapam por pouco e, de longe, veem a base voar pelos ares. Mas, para a surpresa de todos, o Robô Gigante resistiu e a explosão fez com que seus circuitos fossem ativados. Uma vez operacional, Daisako descobre que podia controlar o Robô. Tendo sido a primeira voz identificada pelo gigante, o garoto passa a ser seu mestre.
Recrutado para a Unicorn pelo Chefe Azuma, Daisako recebe o codinome U7, passando a agir secretamente para combater o Bando BF. Entre os destaques da equipe, havia ainda outra criança, a pequena Mari Hanamura, dotada de extrema inteligência.
Arma suprema da Unicorn, o Robô Gigante era capaz de voar e desferir uma variedade de ataques, como raios laser (emitidos dos olhos), lança-chamas (da boca), mísseis (da ponta dos dedos) e seu mais famoso golpe, o Soco de 1 Megaton, que levava qualquer inimigo a nocaute. Enfrentando monstros, outros robôs e gigantescas máquinas de guerra, o Robô Gigante trava batalhas difíceis, sempre vencendo graças ao seu vasto arsenal.
No final da série, o Imperador Guilhotina se torna um gigante e ameaça explodir seu corpo com força suficiente para destruir a Terra. Restou ao robô levar a ameaça para longe e, contrariando ordens de Daisako e mostrando vontade própria, explodir no espaço junto com o vilão. Foi um final bastante dramático e até incomum nesse gênero de seriado, quebrando clichês e deixando muitos fãs chocados.


Personagens:





Robô Gigante: Era capaz de voar e desferir uma variedade de ataques, como raios laser (emitidos dos olhos), lança-chamas (da boca), mísseis (da ponta dos dedos) e seu mais famoso golpe, o Soco de 1 Megaton, que levava qualquer inimigo a nocaute. Enfrentando monstros, outros robôs e gigantescas máquinas de guerra, o Robô Gigante trava batalhas difíceis, sempre vencendo graças ao seu vasto arsenal.









Daisako Kusama:  Possui um relógio-comunicador que é usado para controlar o Robô Gigante. De brincadeira, Daisako fala perto do microfone do relógio-comunicador, e sua voz acaba sendo registrada na memória do Robô. Daisako descobre que podia controlar o Robô. Tendo sido a primeira voz identificada pelo gigante, o garoto passa a ser seu mestre.
Recrutado para a Unicorn pelo Chefe Azuma, Daisako recebe o codinome U7, passando a agir secretamente para combater o Bando BF.

 





Jyuro Minami: agente secreto U3, da Unicorn, parceiro do garoto Daisako Kusama, juntamente com o Robô Gigante na luta contra o Bando BF.












Chefe Azuma: Líder da organização secreta Unicorn.












Nishino: um mulher determinada e agente secreta que tem codinome U5.













Mari Hanamura: A pequena Mari Hanamura, dotada de extrema inteligência, fala 39 idiomas e decifra códigos.








Dr. Garcia: Criador do Robô Gigante, estava sendo forçado a construí-lo pelo bando BF, mostra a Daisako e Minami (também capturados pelo bando BF) o relógio-comunicador que seria usado para comandar sua criação. De brincadeira, Daisako fala perto do microfone, e sua voz acaba sendo registrada na memória do Robô. Mas o velho cientista tinha planos de destruir o gigante de metal para que não fosse usado contra a humanidade e se rebela contra seus captores. Ele acaba morto, mas antes consegue ativar uma bomba que havia preparado.
Minami e Daisako escapam por pouco e, de longe, veem a base voar pelos ares. Mas, para a surpresa de todos, o Robô Gigante resistiu e a explosão fez com que seus circuitos fossem ativados. Uma vez operacional, Daisako descobre que podia controlar o Robô. Tendo sido a primeira voz identificada pelo gigante, o garoto passa a ser seu mestre.




Vilões:




Imperador Guilhotina: Um ser espacial vem com sua nave à Terra e decide conquistá-la usando sua avançada tecnologia para criar monstros e máquinas de guerra. O invasor em questão é o monstro que se autointitula Imperador Guilhotina, líder do Bando BF (Big Fire), um exército de soldados e cientistas sempre prontos para cumprir seus planos de dominação mundial. Contra eles, a organização paramilitar Unicorn tem agentes especiais sempre prontos para o combate.









Dr. Botanus: Comandante do Bando BF (Big Fire), também vindo do espaço.













Soldados BF: Soldados do Bando BF (Big Fire) a serviço do imperador Guilhotina.







_________
_________________________________________________________________________


SPECTREMAN






No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record, à noite, no final dos anos 70. Porém, não fez muito sucesso. A série era apresentada alternando com Ultraseven. Spectremen conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT). O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman. Em 1986, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido dentro do programa Bozo. Spectremen seria exibido ainda no Tv Poww! e no Show Maravilha. A última exibição ocorreu em 1989, quando foi superado em audiência pelos novos tokusatsus Jaspion e Changeman, na Rede Manchete.


O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

História

"Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"
Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”. Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robôalienígena construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, planetoide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.
Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.
A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.
No fim da série, Dr.Gori(o vilão) é derrotado cara-a-cara com Spectroman. Aí o herói tenta convencê-lo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem e não para a destruição e tirania, Gori eventualmente comete suicídio, após responder he prefere morrer a viver num mundo com os medíocres humanos.

Personagens:

Spectreman / Kenji:  era capaz de assumir duas aparências físicas distintas: 

Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate. Ele trabalha na Divisão de Pesquisa e Controle e Poluição.


Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio da Nabula 71 em direção a Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima. Porém, quando não possuia mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.



Chefe Kurata: Chefe da Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, tipo mandão e autoritário, mas aos poucos vemos que ele tem grande apreço aos membros de sua equipe e quando pode sempre da conselhos e lições.







Kato: É um dos mais antigos da equipe, provavelmente o segundo no comando. Experiente, sempre sabe o que fazer nas horas difíceis.







Wada: O engraçadinho da turma, sempre fazendo piadinhas e comentários sarcásticos. Reclama muito das coisas que tem que fazer, mas é um aliado leal.








Ohta:  Corajoso mas muitas vezes se dá mal. É espancado por alguma criatura ou se quebra todo em qualquer que seja a situação. E ainda dá uma de galanteador mas não dá certo.





A personagens femininas não tinha membro fixo na história, são elas:





Minnie: A primeira mulher da equipe. É uma romântica incurável, logo de cara já se interessou pelo Kenji e também pelo seu alter ego Spectreman. Mas vive furiosa com ele por suas fugidinhas misteriosas e suas histórias malucas. Para sua infelicidade ela também é alvo de paixão de Karas, que vez ou outra a rapta na série.




Chieko : Simpática, calma e reservada. Aparentemente é atraída por Kenji e não nega entrar nas aventuras com a equipe.
Seu pai, pescador, faleceu após o ataque de uma baleia ciborgue criada pelo Dr. Gori, tem um irmão mais novo que quer seguir os passos dele e um avô que agora toma conta do menino.





Yumi: Entrou para divisão depois que mudaram seu foco de ação para enfrentarem os monstros de Gori. Fria e corajosa não tem medo de enfrentar cara a cara Gori e seus monstros.







Kimie: Assumiu o cargo de Yumi, depois de duas histórias. É um pouco mais simpática, no entanto é tão destemida quanto Yumi.




Vilões:

Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simióides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terragraças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.



Karas: Ex-general em Epsilon, por concordar com os ideais do Dr Gori o libertou e ambos fugiram para a Terra. Karas apesar de ser cruel, também é uma parte cômica da série, sempre usando disfarces para se misturar entre os humanos. é apaixonado pelas terráqueas.




Armas de Spectreman:

Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se:
Spectre-Flash - a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."
Shuriken - espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo.
Spectre-Blades - afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço.
Spectre-Sword & Shield - espada e escudo enviados pela Nebula 71 quando solicitado.
Spectre-Gun - espécie de super-revólver, também enviados pela Nebula 71 quando solicitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário