Kamen Rider exibidos no Brasil

Kamen Rider



Produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions. Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões nou
tras séries e gerou uma franquia próprio. Ficou fora da televisão por 11 anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milénio reformulado e com diversas inovações em relação à premissa original.
Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente uma armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, a fim de que que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen Rider a Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen no original, ou "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais.
No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX.


_______________________________________________________________________________



BLACK KAMEN RIDER





Foi a primeira série da franquia Kamen Rider a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade Black Kamen Rider
 continuou sendo exibido até dezembro de 1994, além de ter sido lançada em VHS a série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a única série da franquia Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, que continua a saga do protagonista Issamu Minami. A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão.

História: Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Personagens:


Issamu Minami/Kamen Rider Black (南 光太郎/仮面ライダーBLACK Minami Kōtarō/Kamen Raidā Burakku?, no original): jovem de 19 anos raptado pela seita Gorgom juntamente com seu irmão, Nobuhiko, para tornarem-se Imperadores seculares. Acaba salvo por seu pai, que se arrepende do acordo feito com a seita, mas é caçado pelos vilões e acaba se transformando em Kamen Rider Black. A partir de então, começa a lutar contra os Gorgom no intuito de salvar seu irmão e defender a Terra.


Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon (秋月 信彦/シャドームーン Akizuki Nobuhiko/Shadō Mūn?): irmão adotivo de Issamu, é raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário para tornar-se Imperador Secular. Quando Issamu consegue fugir, ele acaba permanecendo na caverna dos Gorgom, onde hiberna e eventualmente se transforma no vilão Shadow Moon. A partir de então, passa a lutar contra Issamu e torna-se seu arqui-inimigo.






Kyoko Akizuki (秋月 杏子 Akizuki Kyōko?): irmã de Nobuhiko.








Satie Kida (紀田 克美 Kida Katsumi?, no original): namorada de Nobuhiko.







Suda Ryuzuke ( 竜介 Taki Ryūsuke?, 16, 30): amigo de infância de Issamu e Nobuhiko e agora inspetor da polícia internacional, ajuda Black em duas aparições.





Monstro Mutante Baleia (クジラ怪人 Kujira Kaijin?, 46, 48-50): monstro dos Gorgom que se revolta contra eles para ajudar Kamen Rider Black, quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressuscitando-o, nos episódios mais memoráveis da série. Depois é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.



Gorgom:




Grande Rei (創世王 Sōsei Ō?, 50-51): o líder da seita Gorgom, revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon nos últimos episódios. Mostra-se como um coração gigante.






Sacerdote Danker/Monstro Mutante Danker (大神官ダロム Daishinkan Daromu?, no original): líder dos Sacerdotes Gorgom, sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo para ressuscitar Shadow Moon, se transformando em um monstro mutante. É o último dos sacerdotes a ser destruído.


Sacerdote Baraom/Monstro Mutante Baraom (大神官バラオム Daishinkan Baraomu?): 2º Sacerdote dos Gorgom, é o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.



Sacerdotisa Pérola/Monstro Mutante Pérola (大神官ビシュム Daishinkan Bishumu?, no original): Sacerdotisa dos Gorgom. É a primeira a morrer, curiosamente não pelas mãos de Black.




Taurus (剣聖ビルゲニア Kensei Birugenia?, no original, 18-35): lendário guerreiro que usa como armas um escudo e a Espada Diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, comoo Vento das Trevas e o Raio Espiral. Chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.



Kara e Mara: São duas dançarinas mutantes que Shadow Moon criou com sua própria energia, já nos últimos episódios do seriado (embora o surgimento e "utilidade" delas seja um tanto sem explicação). Elas não falam e não fazem nada além de dançar e ladear seu senhor. Ambas morrem soterradas quando a base dos Gorgom desaba.



Professor Hideomi Kuromatsu (黒松 英臣 Kuromatsu Hideomi?, 1, 4, 10, 14, 19): ciêntista que se aliou aos Gorgom com a promessa de ser reconstruído como monstro mutante e alcançar a vida eterna. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black.








Monstros Mutantes (ゴルゴムの怪人 Gorugomu no Kaijin?, no original): são os monstros da série. Todos tem a estrutura de um homem médio e são baseados em insetos, animais e na flora selvagem.


Motocicletas:




Battle Hopper (バトルホッパー Batoru Hoppā?): moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar caso sofra algum dano grave. Acaba destruída por Shadow Moon no final da série, após resistir ao comando do vilão de destruir Kamen Rider Black. Renasce como Acrobatter em Kamen Rider Black RX.







Lord Sector (ロードセクター Rōdo Sekutā?, "Road Sector" no original): criada originalmente pelo engenheiro Akira Daimon, foi originalmente projetada para os Gorgom, mas é dada à Black no episódio 12. Apesar de não possuir instintos de um ser vivo (como Battle Hopper), Lord Sector possui um radar, computador e pode atingir a velocidade média de 500 km/h.



_______________________________________________________________________________




KAMEN RIDER BLACK RX







Foi exibido na televisão brasileira pela Rede Manchete a partir de 24 de julho de 1995. É uma série tokusatsu de televisão pertencente à franquia Kamen Rider, sendo a continuação direta de Black Kamen Rider.

História

Investigando o misterioso aparecimento de três estacas enquanto pilotava um helicóptero, Kotaro Minami (Issamu Minami na dublagem) encontra três monstros chamados Kaima, cujo aspecto lembrava aos sacerdotes da série anterior, que conseguem impedir sua transformação em Kamen Rider Black. Issamu é levado à base do Império Crisis, que propõe uma aliança em troca de dobrar seus poderes como Kamen Rider Black. Ao recusar a oferta, Issamu é jogado à deriva no espaço. No entanto, a radiação do sol que entra em contato com o Kingstone existente em seu corpo provoca uma inesperada mutação e Issamu é lançado na Terra renascido como Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol (Taiyō no Kō Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu). Ao longo da série, RX ganhará ainda outras duas formas alternativas: RoboRider e BioRider.

Personagens:

Heróis e Aliados:



Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) / Kamen Rider Black RX - o protagonista da série, no início ainda como Kamen Rider Black, é acolhido pela família Sahara e passa a ter aulas de vôo de helicóptero com o Sr. Sahara. Ao ter o Kingstone em contato com a energia solar sofre uma mutação, transformando-se em Kamen Rider Black RX, que lutará contra a dominação do Império Crisis. Possui o golpe Chute RX (RX Kick), e elimina os inimigos com a espada laser Mettalion. No decorrer da série, RX ganhará ainda duas formas alternativas: RobôRider e BioRider.

Formas alternativas de RX

RX Robô Rider: com um corpo de grande resistência e quase indestrutível, o Robô Rider foi uma metamorfose que RX sofreu enquanto procurava Hitomi, sequestrada por Crisis. No momento em que pensou que Hitomi estava morta (mas que na realidade, era uma falsa Hitomi), as lágrimas vertidas por RX, em contato com seu Kingstone e com a energia solar natural de seu corpo transformado, concederam-lhe novos poderes. Sua principal arma é uma pistola laser conhecida como Tiro Vortex (Voltick Shooter, no original). Na forma de Robô Rider, Acrobatter se transforma em Roboiser. Ele se auto-denomina como o Príncipe da Tristeza (Kanashimi no Oji) ou Príncipe das Chamas (Honō no Oji).


RX Bio Rider: outra forma alternativa de RX, descoberta dois episódios depois de Robô Rider. No instante em que RX foi preso numa fortaleza subterrânea de Crisis, que estava prestes a explodir, RX descobriu que nem o Robô Rider poderia escapar, pois uma explosão detonaria até ele próprio. Ele observou então que havia, no entanto, apenas pequenas fendas pelas paredes, nada além disso. Neste momento, sob o desespero do sentimento de impotência que sentia, RX soltou um forte grito, que novamente em contato com o King Stone e com sua energia solar geraram Bio Rider. O Bio Rider pôde escapar em virtude de uma de suas principais habilidades: desmaterializar-se em situações de perigos irreversíveis para um ser vivo comum. Sua espada é o Max Sabre (Bio Blade). Na forma de Bio Rider, Acrobatter se transforma em Iron Snake (Mach Jabber). Ele se auto-denomina como o Príncipe da Íra (Icari no Oji).




Reiko Shiratori: fotógrafa amiga de Issamu, será fundamental na batalha contra Crisis, quando passa por um treinamento.





Joe Kazumi: um ciborgue controlado por Crisis que se volta contra o Império ajudando RX. Ele passa um tempo afastado na história por ficar ferido num combate contra Bosgan no episódio 26. Depois retorna no episódio 37. Daí volta a ajudar RX na luta contra Crisis.








Kyoko Matoba: garota paranormal que consegue controlar a água. Quer vingar a morte de seus pais (ep. 29) ajudando Issamu/Kamen Rider Black RX contra Crisis (eps. 38-47).






Nobuhiko Akizuki / Shadow Moon: irmão adotivo de Issamu e arquivilão da série Kamen Rider Black, retorna em 3 episódios, no primeiro aparecendo no fim do episódio 21, aparece desafiando RX no episódio 22 e morre definitivamente no episódio 27, quando perde o duelo com RX, mas antes de morrer ainda salva duas crianças antes de voltar à sua forma normal.
Shadow Moon retorna em um especial Kamen Rider World em que enfrenta J e ZO, faz uma pequena aparição em Kamen Rider Decade e aparece no primeiro filme de Kamen Rider Decade intitulado: "Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. DaiShocker", como chefe da organização DaiShocker, onde ganha a capacidade de assumir a forma humana, Nobuhiko Tsukikage.
10 Kamen Riders Seniores: os Riders que antecederam Issamu Minami (Ichigou, Nigou, V3, Riderman, X, Amazon, Stronger, Super-1, ZX e SkyRider) aparecem nos episodios 44 a 47 para ajudar RX a derrotar Crisis.





Shigero - filho de Sahara, é um dos principais personagens da série pois está sempre envolvido nos episódios, tem seus pais mortos no penúltimo episódio da série pelo diabólico General Jark. Comilão e divertido, é responsável pelos momentos de descontração na série.






Hitomi - irmã de Shigeru, é raptada por Mariebaron (numa contínua de 4 episódios) para se transformar na temível Princesa Garonia do imperador Crisis. Foi no decorrer desses episódios onde RX descobriu suas duas formas alternativas.








Shunkichi e Utako: são os pais de Shigero e Hitomi. Morrem no episódio 46, assassinados covardemente pelo perverso General Jark.








Goro: um chefe de cozinha que trabalha para Linha Aérea Sahara. Atrapalhado e pouco inteligente, também é fonte de comicidade na trama, tal como Shigero. A ator que faz o persongaem é filho do criador da Franquia dos Kamenr Riders, Shotaro Ishinomori.










Nanako: a garçonete que trabalha com Goro.










Kengo e Saburo: amigos de Shigero e Hitomi.








Hayato Hayami: um policial que perseguia rx até o episódio 12. Até hoje não se sabe o motivo do tal personagem ter dexiado a série.







Yuko: ajuda Issamu na luta contra Crisis no episódio 31 e 32. Segundo ela, ela e seu namorado tinham chaves crisianas sem se tocar que Crisis viriam atrás. Com seu namorado morto, ela tenta decifrar o segredo das chaves, mas sem querer acaba abrindo o portal que faria outros crisianos virem para a Terra. Percebendo de seu plano, ela e RX conseguem fechar o portal e destruir as chaves. Durante algum tempo, ela é cuidada por Mika, uma amiga de Yuko e resolve permanecer lá. Maribaron restaura o poder das chaves e usa Mika para reabrir o portal, mas graças a Yuko, consegue mais uma vez frustrar os planos de Crisis.


Império Crisis:





Imperador Crisis: líder supremo do império. No último episódio, sabendo do eminente fim, chantageia Issamu/RX com uma espécie de função de Imperador Terrestre, que foi recusada pelo herói.







General Jark: o líder militar de Crisis. No episódio 46 é transformado pelo imperador no monstro guerreiro Jark Midler (Jark Midora no original japonês). Nem isso o impede de ser destruído no mesmo episódio por RX, uma vez que foi o responsável pela morte do casal Sahara.








Mariebaron: Oficial do Estado-Maior de Crisis. Fora a magia, sua única arma é a pena que usa em seu capacete. No último episódio ela é liquidada pelo Imperador Crisis por se revoltar conta a tática do chefe supremo de Crisis de chantagear Issamu/RX.







Comandante Bosgan: comandante naval de Crisis. Arrogante, traiçoeiro e inescrupuloso, aspirava secretamente ao posto ocupado pelo General Jark na hierarquia de Crisis e aliou-se ao Inspetor Dasmader no decorrer da série. Foi destruido magnificamente no episódio 44 (Kamen Riders! Todos Juntos na Luta).






Gatezon: responsável pela divisão robótica. Armado com uma pistola a laser e possui uma motocicleta. É destruído por RX depois que, por pouco, o Kingstone de RX não foi destruído por ele e pelo Monstro Robô Kaima Hellgaden (episódio 43, "A Derrota de RX").






Gadorian: responsável pela divisão dos monstros. Capaz de se locomover no ar, dando saltos ou pulos e soltar raios de sua testa. É morto em uma tentativa desesperada de liquidar RX transferindo sua energia para o Monstro Gadridon no episódio 42 (A Expulsão dos Quatro Comandantes).
Inspetor Dasmader: dizendo-se enviado pelo Imperador Crisis no meio da série, rivalizava com Mariebaron pela afeição ao Imperador. Porém, no último episódio, é revelado que Dasmader é apenas um disfarce do próprio Imperador Crisis.



Chackram: aparece várias vezes. Ele é pequeno e usa sempre um escudo em seu braço direito. Funciona principalmente como o mensageiro da Base Crisis. No último capítulo, é destruído por RX antes da luta final contra Dasmader.










Mostros Kaima: Servem o Imperador Crisis tentão destruir RX mais acabam sendo mortos pelo mesmo.










Chaps: soldados que servem de ajuda nos planos e são saco de pancada de RX (como manda a tradição tokusatsu). Possuem variadas cores como: cinza, marrom e preto.




Um comentário:

  1. oi boa noite.
    qual preço da armadura do carmen raider rx .
    policial de aço giban verdadeiro .
    Jiraya o ninja .
    obrigado.

    ResponderExcluir