Metal Hero exibidos no Brasil

Metal Hero



Produzido pela Toei Company. A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra. Considerada uma grande inovação do Tokusatsu à época de sua criação, o gênero sofreu grandes e variadas modificações no decorrer dos anos, sofrendo um severo desgaste que culminou com o seu fim em 1997, após a exibição da última série, B-Fighter Kabuto. Embora tenham sido produzidas outras
 séries após esse período (como as infantis Robotack e Kabutack), elas não são incluídas como pertencentes à franquia na contagem oficial.
O género teve início com a era dos Policiais do Espaço (宇宙刑事 Uchū Keiji?), trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Posteriormente, foram produzidas mais duas séries com a mesma premissa, porém a parte da "família" dos Policiais do Espaço: Jaspion, a primeira série tokusatsu exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.

No Brasil, foi o gênero que teve mais séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.


____________________________________________________________________________________

Jaspion





Foi exibido no Brasil a partir de fevereiro de 1988 pela REDE MANCHETE,no programa vespertino “Clube da Criança”,apresentado pela “Angélica”(em começo de carreira na TV(2º programa dela) obtendo enorme sucesso e desencadeando uma 
febre nacional pelo gênero de super-heróis Japoneses no país, abrindo as portas para a importação de novas produções “Tokusatsu”.Devido à popularidade gigantesca, o personagem JASPION tornou-se o protótipo do herói Japonês, imagem que se mantém até os dias atuais.
Também foi exibido pela REDE RECORD continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta. Atualmente é transmitida pela Ulbra TV, onde permanece até hoje.

História: No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.
Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo (metal Ejinium); a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.
Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.


Personagens
Heróis e aliados
Jaspion (ジャスピオン Jasupion?, "Juspion"): o protagonista da série. Foi achado por Edin após sobreviver um acidente espacial em que seus pais morreram. Criado pelo profeta, Jaspion cresceu em harmonia com os animais e a vida selvagem. Quando se tornou adulto, Edin o avisou da ameaça de Satan Goss sobre o universo, prevista na Bíblia Galáctica, e Jaspion partiu para uma jornada pelo espaço. Após visitar alguns planetas, ele chega à Terra para livrá-la da investida de Satan Goss e de seu filho MacGaren.


Anri (アンリ Anri?): andróide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Quando conhece Boomerman tem uma leve queda por ele, despertando seus sentimentos como um humano sendo uma andróide quase perfeita. Ajuda Jaspion durante sua jornada e, sendo uma máquina, possui a vantagem de ser imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
Edin (エジン Ejin?): eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis. Leu na Bíblia Galáctica sobre a chocante profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado. Ele, além de figura paterna, também é guia e mentor espiritual do herói. Edin morre ao final da série, sacrificando sua própria vida enfrentando sozinho Satan Goss a fim de ganhar tempo para Jaspion encontrar o bebê irradiado pelo Pássaro Dourado.


Miya (ミーヤ Miiya?): bebê alienígena, nascida no planeta florestal Beezee. Salva da morte por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a gemer ou pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante dos heróis.





Boomerman (ブーメラン Būmeran?, ep. 6 a 10, 12, 31 e 32): a todo custo, este ex-estudante de medicina visa vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por investigar uma rede decontrabando de armas controlada por MacGaren. Tendo se tornado policial da Interpol, ajuda Jaspion em diversas ocasiões. Luta com dois bumerangues gêmeos e adquire ao longo da série uma técnica especial, Cross Cutter (クロスカッター Kurosu Kattā?), em que une suas duas armas em uma cruz.


Professor Ken'ichirou Nambara (南原健一郎 Nanbara Ken'ichirō?, ep. 15 até o final): fotógrafo viúvo que começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre o Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren, que em um primeiro momento tenta recrutá-lo para encontrar o Pássaro, oferecendo-lhe 1 bilhão de ienes. Ante a negativa do ético Professor, MacGaren ordena contra eles uma caçada sobre-humana. Desde então passa a colaborar com Jaspion de maneiras diversas.

Kanoko Nambara (南原 かの子 Nanbara Kanoko?) e Kenta Nambara (南原 健太 Nanbara Kenta?): filhos do Professor Nambara, moram com o pai. Posteriormente, é revelado que Kanoko é a primeira criança irradiada pela luz.


Kumiko (久美子 Kumiko?): a segunda "criança irradiada" encontrada, ela e sua mãe grávida foram usadas como isca por Kilza no episódio 36 para atrair Jaspion para uma cilada traiçoeira. Ela possuiu a habilidade de paralisar MacGaren antes que este acabasse com Jaspion.


Daisuke (大作 Daisaku?): a terceira criança irradiada encontrada. Um garoto valente, motivado a vencer a maratona em que competia visando ser beijado pela garota por quem estava apaixonado.




Hiroshi ( Hiroshi?): a quarta criança irradiada encontrada. Desenvolveu uma amizade especial com o alienígena telepático Pep.





Mika (美加 Mika?): a última das 5 crianças irradiadas a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.




Pássaro Dourado (黄金の鳥 Ōgon no Tori?): deus fênix guardião do universo. No episódio 12, foi descoberto que Satan Goss teme o Pássaro Dourado. Por isso, Jaspion se empenhou pela busca do tal Pássaro. Ele apareceu em muitos episódios como exemplo, o episódio 18, qundo Jaspion foge de Zampa, cai no barranco e o tal pássaro salva o herói de uma queda fatal. No episódio 22, ele ataca a tropa de MacGaren, e retira a corrente que prendia Jaspion. Ele dividiu-se em 5 partes, que se alojaram em 5 crianças de coração puro, as chamadas "cinco crianças irradiadas pela luz" (das quais Kanoko é uma delas) a fim de restaurar-se para a futura batalha com Satan Goss. No final da série, ele aparece da união das cinco crianças e se torna uma espada de ouro para Daileon destruir Satan Goss.


Kerly e Hanna (ep. 18) - os pais biológicos de Jaspion. Kerly era o guarda-florestal e Hanna era a zoóloga que zelava pela saúde dos animais nos planetas da galáxia. Foram atacados por Zampa e, numa aterrisagem de emergência, sofreram uma violenta queda com sua nave e morreram logo depois, sobrando somente Jaspion como único sobrevivente. O herói, ferido numaemboscada preparada por Zampa, entra na caverna onde seus pais foram sepultados, descobrindo que estes também procuravam pelo Pássaro Dourado. Aparecem em espírito para curar o ferimento que Jaspion sofrera momentos antes, permitindo-lhe assim destruir o perverso monarca do Império das Máquinas.


Vilões (Império dos Monstros)

Satan Goss (サタンゴース Satan Gōsu?, "Satan Gorth"): o vilão principal da série, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Raramente estava presente quando os planos para dominar o mundo e destruir Jaspion eram traçados, preferindo deixar o comando nas mãos de MacGaren. Sempre que ocorria a sua aparição, uma voz ao fundo (voz dos narradores Benjamim Filho - do episódio 1 a 16 - e de Francisco Borges- do episódio 17 em diante) pronunciava "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, que o transforma no Poderoso Satan Goss e o torna ainda mais poderoso, abandonando sua aparência Darth Vader e ganhando o aspecto de um demônio Cthulhu gigantesco. Por muitos é considerado "o Darth Vader japonês", mas em tamanho gigante.

MacGaren (マッドギャラン Maddo Gyaran?, "Mad Galant", ep. 4 a 45): o segundo no comando do Império dos Monstros, é chamado ao longo de todo o seriado de "filho de Satan Goss", embora no final do seriado seja revelado que ele nasceu da união das energias negativas existentes no Universo, assim como o próprio Satan Goss. MacGaren é o herdeiro do Império dos Monstros e arqui-inimigo de Jaspion. Foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Transformado, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (também igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez na série (episódio 29, "A Morte de MacGaren") e é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso; no penúltimo episódio da série, na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", trava um combate definitivo com Jaspion e até chega a transformar-se num Satan Goss por uns poucos instantes, mas devido aos golpes desferidos pelo herói, acaba destruído e morre de forma definitiva.



Quadridemos (悪の四天王 Aku no Shiten'ō?): estes renegados galácticos fazem sua estreia no episódio 13 como convocados por MacGaren para auxiliá-lo a destruir Jaspion e unificar na Terra o Império dos Monstros. Pouco é revelado sobre o passado deles. São eles:





Purima (ブリマ Burima?, ep. 13 a 44) e Gyoru (ギョール Gyōru?, "Guilleau", 13-44): originalmente membros do quarteto dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após a dissolução do grupo (devido às mortes dos outros dois componentes, Iki e Zampa). Purima é uma espécie de feiticeira treinada por Titânia (mas com poderes muito mais limitados que Kilza e Kilmaza) que se vale de espadas e uma bola de cristal capaz de ataques de raios de grande abrangência de área; Gyoru é uma espiã que usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como arpãobastão de combate e zarabatana. Morrem juntas no episódio 44 ("Retorno Satânico") ao se condensarem num tipo de besta espacial humanóide branca (parecendo uma mistura de leãolobo e urso polar) para enfrentar Jaspion, que as fulminou juntas com seu Cosmic Laser.

Iki (イッキ Iki?, ep. 13 a 15): vindo de um planeta localizado no outro extremo da galáxia, é um cruel guarda-costas (ou ciborgue) membro dos Quadridemos, e o primeiro a morrer. Lutava com uma poderosa lança do tipo tridente e disparava suas próprias mãos como socos a jato. Foi o primeiro inimigo da série a ser vitimado pelo golpe fatal Cosmic Laser.


Zampa (ザンバ Zanba?, e. 13 a 18): maligno andróide membro dos Quadridemos, foi o segundo a ser destruído. Ele é o responsável pelas mortes de Kerly e Hanna, os pais biológicos de Jaspion, acreditando ser eles os causadores da destruição do Império das Máquinas, o qual ele pretendia governar. Sua arma primária era uma foice do tipo cimitarra unida a uma longa corrente e atirava raios laser de seus olhos. Na sua última luta contra Jaspion, ele "morre" por alguns poucos instantes e "ressuscita" em sua forma mecanizada. Apesar de sua força e resistência superiores, Zampa acaba destruído pelo herói.


Bruxa Galáctica Kilza (銀河魔女ギルザ Ginga Majo Giruza?, ep. 29 a 36): vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29, "A Morte de MacGaren", por ordem de Satan Goss, para ressuscitar MacGaren após a morte deste pelas mãos de Jaspion. Muito ousada em seus planos, mas também excessivamente esquentada e autoconfiante. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabanda" ("Beremekan Kutabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!". Duela pela primeira vez contra Jaspion no episódio 30, "O Pânico do Balão", tendo sobrevivido após ter sua cabeça decepada, e o corpo atingido pelo Cosmic Laser. Reúne sua cabeça ao seu corpo e escapa, mas morre definitivamente no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", ao tentar descobrir como Jaspion localiza as crianças irradiadas pela luz - de algum modo, ela teve a premonição da existência do bebê irradiado pela luz, fato que a atormentou e a fez abaixar a guarda, dando a chance de Jaspion de matá-la de vez.


Rainha Espectro da Treva Galáctica Kilmaza (ギルマーザ Girumāza?, ep. 39 até o final): com a morte de Kilza, no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", sua irmã mais velha, a também bruxa espacial Kilmaza, surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satan Goss. Kilmaza é uma criminosa espacial profissional, responsável pelo declínio e consequente extinção de inúmeras civilizações universo afora - das quais, no Planeta Zobos ela inventou um culto de adoração a Satan Goss para incitar a ganância e maldade em seus habitantes, afundando o planeta numa onda de crimes incessantes; e no Planeta Sweet ela instigou sutilmente uma guerra devastadora entre os dois lados, Leste e Oeste, culminando na total destruição daquela civilização. Em analogia à fórmula mágica "Beremekan Kutabunda" de Kilza, Kilmaza tinha um método próprio de realizar suas feitiçarias tocando castanholas de prata embutidas em suas luvas - também utilizando a finalização "Kikerá!" -, a fim de conferir super-poderes a seus subordinados. Diferentemente de Kilza, Kilmaza não costuma partir para a luta física, preferindo deixar que seus subalternos façam o trabalho pesado. Morre no final da série juntamente com seus comparsas, no momento em que Satan Goss é finalmente vencido e suas energias negativas aniquilam seus servos impiedosamente.

Os 5 Ninjas Espaciais (宇宙忍者 Uchu Ninja?): são os auxiliares e subordinados de Kilmaza, criados pela magia dela assim que chega à Terra; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Todos eram semelhantes em sua aparência física, diferenciando-se somente pelo símbolo colorido em suas testas, e seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo. São eles:
Ka (Fogo, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo vermelho na testa, aparentemente ele era o líder do quinteto. Tem uma "técnica especial" interessante na qual projeta um jato de chamas, pula sobre o fogo criado e avança em direção ao inimigo atingindo-o com uma poderosa explosão. Sua verdadeira forma é um canhão cuja munição vem de uma bola de fogo (Fuu).
Fuu (Vento, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo amarelo na testa. Sua "técnica especial" é a mesma de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka lutaram em conjunto e deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo vencidos quando suas duas "técnicas especiais" se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão (Ka).
Do (Terra, ep. 39) - o ninja com um símbolo branco na testa. Como "técnica especial" ele pode se esconder debaixo da terra para provocar terremotos ou pegar inimigos desprevenidos em ataques de surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de serpente esquelética que dispara raios e pode criar uma ilusão de si mesma com o dobro de seu tamanho verdadeiro, aumentando assim seu poder de ataque.
Sui (Água, ep. 39 e 40) - o ninja com um símbolo azul na testa. Não tinha uma "técnica especial" própria, sendo portanto limitado às bolas de plasma e mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de lançar raios e agarrar-se em qualquer tipo de superfície para assim absorver energia através do contato físico.
Moku (Madeira, ep. 39 a 42) - o ninja com um símbolo verde-escuro na testa. Sua "técnica especial" consiste em lançar raios gravitacionais verdes das pontas de seus dedos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco, cabelos longos, uma horrível máscara demoníaca e armado com uma naginata (uma conhecida alabarda japonesa longa e recurvada), lembrando um pouco um ator de teatro kabuki.

Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - duas mulheres artificiais(mutantes) criadas pelo cientista Dr. Ika, mas MacGaren queria mais e obrigou-o a criar o monstro Pirossauro a partir das células de um fóssil que foi encontrado para assim roubá-lo e usar contra Jaspion, e caso Dr. Ika se recusasse a fazê-lo ele e sua família seriam mortos sob ordem de MacGaren.

Zamurai (ep. 19) - um samurai cujo rosto lembra uma foca, seu corpo é todo encoberto em corais marinhos. Há 900 anos, quando ainda era humano sob seu verdadeiro nome Tokigou Sumino, tentou, sob ordem de militares inimigos, matar o respeitado espadachim Hitono Minamoto em troca de volumosa recompensa, mas acabou derrotado por Minamoto e caiu no oceano. Nos dias modernos, recebia do monstro Humibura uma vida praticamente imortal e junto com MacGaren elaborou um terrível plano de criar golfinhos-míssil para destruir todas as cidades litorâneas do Japão sob a promessa de tornar-se "o rei de todos os oceanos do mundo". Zamurai lutava com uma lança longa e espadas escondidas em seu próprio corpo para fazer ataques traiçoeiros.


Assassino Espacial Guila (ep. 20) - assassino do Universo despertado de seu caixão por Satan Goss. Parece ter sido o vilão mais inteligente do seriado, visto que estudou e analisou minuciosamente todo o aparato bélico de Jaspion, conseguindo cercá-lo e quase destruí-lo. Possui a silhueta de um mariachi, completa com sua própria música de fundo em estilo mexicano. Juntamente com MacGaren, estudou meticulosamente a força e as armas de Jaspion, depois prendendo-o numa caverna a prova de fugas para derrotá-lo. Guila é o único inimigo da série toda que não é morto pelo Jaspion, e nem mesmo pode-se dizer se morreu de fato quando a caverna desmoronou sobre ele quando o monstro Hakaban foi despertado.

Titânia (ep. 22) (original: Tikita) - feiticeira maligna que coloca em Kanoko uma maldição em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara, modificando sua personalidade para o mal. Titânia chega acompanhada do monstro-aranha Kumoda, mas pouco depois se revela que ela e o monstro são o mesmo ser. Ela é a mestra de Purima e, assim como ela, tem poderes mais limitados que os de Kilza e Kilmaza.


Irmãos Gasami (ep. 25 e 26) - irmãos piratas espaciais que dominaram o planeta Drods (de Koko) e vêm à Terra para exterminar Jaspion e abduzir o garoto Koko. Gasami 2, sendo atrapalhado e menos inteligente, morre primeiro ao enfrentar Jaspion; na tentativa de vingar seu irmão, Gasami 1 convoca o monstro Bôgan, que sugou a energia de Daileon até quase destruí-lo, mas após Daileon acabar com Bôgan, Gasami 1 parte para a luta e acaba também morto pelo herói em batalha.


O Trio "As Graciosas": Ás, Copas e Damas / Trifacial (ep. 27) - três belas - porém diabólicas - moças que tiveram a missão de raptar jovens saudáveis para transformá-los em bestas selvagens. Elas podem se fundir no monstro Trifacial, que lembra muito o Cérbero, cão monstruoso de 3 cabeças que guarda os portões do inferno na mitologia grega.




Aigaman (ep. 28) - outro vilão extremamente inteligente, talvez o mais inteligente depois de Guila. Aigaman é um andróide de aparência ocidental vindo do plante Aiga, cujo cérebro eletrônico computou e estudou extensivamente todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga, travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aigaman e o derrotou.

SilkKenga e Zahul (ep. 31) - três criminosos internacionais ao estilo Yakuza, procurados pela Interpol e caçados por Boomerman por provocarem diversas guerras ao redor do mundo. O mafioso Silk e seus dois guarda-costas pessoais, os andróides assassinos Kenga e Zahul, juntaram-se a MacGaren em um plano onde várias crianças foram raptadas e seriam mortas caso não as autoridades não pagassem a Silk um resgate em barras de ouro do Banco do Japão; isso era apenas para desviar a atenção de Jaspion do verdadeiro plano de MacGaren, que era instalar ogivas nucleares no mar, na plataforma continental do Japão, para produzir terremotos que literalmente afundariam no Oceano Pacífico o arquipélago japonês. O plano foi descoberto por Anri e Jaspion o impediu a tempo. Silk é o único humano em toda a série a ser aniquilado pelo golpe Cosmic Laser de Jaspion.



Tipp (ep. 32) - velho engenheiro e cientista de robótica oriundo do planeta Elox, convocado por Kilza. Com seu crânio telepático, pode controlar por via de ondas eletromagnéticas robôs domésticos a fim de utilizá-los como armas letais.



Bragul (ep. 37) - alienígena de aspecto reptiliano especialista em culinária. Ele usou um clone maligno de Miya para fazer Jaspion morrer intoxicado comendo camarões venenosos; também usa como arma uma espada fina do tipo rapieira e dispara bolas de plasma explosivas.


Monstros Gigantes - são monstros normalmente neutros ou pacíficos, os quais Satan Goss enfurece e Jaspion é obrigado a destruir com o Gigante Guerreiro Daileon. Tais monstros eram, em sua grande maioria, enfurecidos ou controlados (como Acquarock, Môke, Botossenki, Gimushi, Gasla, Sodomon, Batroguess, Magneda, Gelgon, Tee Goss, Troncor, Kraken, Pirossauro, Maressauro, Gamadorás (o monstro imortal que deu muito trabalho a Daileon até ser derrotado ao ver sua própria imagem refletida no peitoral de Daileon do episódio "o Perigo em Tsukuba" - de forma semelhante a Mumm-Ra, inimigo dos ThunderCats), Humibura, Sion, Aiga, Baloon, Bôgan, Donguez, Destran, Destros, Hakaban, Ebizhol e Dorima), enquanto outros poucos são maus por si mesmos (como Magim, Kumoda e Dynamático). Normalmente esses monstros ficam escondidos por debaixo da terra até a hora de serem usados por Satan Goss.

Outros


Namaguederaz (ep. 3 e 25) - monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai por cuidar dele desde a morte dos pais biológicos. Chegou a ser manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfez tal domínio pois o amor paterno de Koko pelo monstro foi mais forte. Namaguederaz ajudou Daileon a vencer o monstro Dônguez (no seriado se fala "Dongue"), e curiosamente, parece-se muito com o cão voador gigante do filme A História Sem Fim.




John Tiger (ep. 41) - amigo de criação de Jaspion, foi durante muito tempo um criminoso espacial. Auto-proclamado "o Atirador da Justiça", refugiou-se na Terra e tornou-se algo como tutor de crianças para tentar abandonar seu passado sombrio. Ao ser influenciado pela magia negra de Kilmaza, John retoma seu passado de crimes e volta-se contra Jaspion, que conseguiu libertá-lo de sua maldição.

Tarzan Galáctico (ep. 46): o bebê irradiado encontrado acidentalmente durante a última batalha contra Satan Goss. De forma similar a Jaspion, ele teve seus pais mortos por piratas espaciais e foi enviado à Terra em uma cápsula de preservação vital semelhante a um ovo dourado. Sua energia liberou o ataque fatal da Espada do Pássaro Dourado, o Daileon Cosmic Laser, que possibilitou a Daileon acabar com Satan Goss de forma definitiva. Depois, Jaspion descobriu (de maneira não explicada na série) o destino que esse bebê teve e decide adotá-lo como irmão, pois pode-se dizer que o herói viu seu próprio reflexo nele. Foi batizado por Jaspion como "Tarzan Galáctico" (no original japonês, Ginga no Taazan - que, coincidentemente, é o nome de uma das músicas do seriado).

Armas, veículos e equipamentos

Trajes Metaltex (originalmente Metaltec Suit) - são armaduras feitas do raríssimo metal intergaláctico Ejinium e que podem ser telepaticamente ativadas instantaneamente apenas sob o comando mental de seu dono. Confere superforça, supervelocidade e diversas capacidades especiais a quem a utiliza. Existem somente dois trajes Metaltex em todo o universo, sendo um de cor prateada (utilizado por Jaspion) e outro de cor negra (pertencente a MacGaren).

Spadium Laser (originalmente Plasma Blazer Sword) - a espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. O ataque fatal é o duplo ataque diagonal Cosmic Laser (Cosmic Harley no original), cuja energia destrói todas as estruturas celulares vitais de seu inimigo, resultando em sua destruição imediata. Jaspion usou este golpe pela primeira vez no episódio 15, para derrotar Iki.


Turbo Magnum (originalmente Beam Scanner Gun) - a pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso o laser será. É a contraparte aos raios laser que MacGaren pode soltar de suas mãos.



Sensor Óptico (originalmente Sensor Eye) - tanto Jaspion quanto MacGaren, com esse visor embutido em suas armaduras, ganham capacidades especiais, como visão raio-x, audição de longa distância, facilidade para enxergar no escuro e até mesmo a habilidade de ver coisas invisíveis.



Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar, localizador e mapas. O veículo usado era um Mazda RX7 na cor prata. Aparece pela primeira vez no episódio 6, quando ele estava à procura do filhote de monstro chamado Gordon.





Allan Moto Space (Iron Wolf no original) - a moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.







Juldbooma - o planador insectóide VTOL de 6 pernas pilotado por MacGaren, sendo contraparte da Allan Moto Space de Jaspion.










Gaibin (Garbin no original) - veículo espacial que pode dividir-se em duas partes:




Gaibin Tanque - o tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes, podendo mover-se a até 79 km/h perfurando a terra. Pode ser chamado também de Garbin Drill ("Broca Gaibin" em inglês).






Gaibin (Garbin) Jet - parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas.





Daileon - a nave-mãe de Jaspion onde também fica guardado os outros veículos do herói, que quando necessário, assuma a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais frequentes são "Punch Daileon", "Daileon Kick", "Libertar Raio Cósmico" (Daileon Beam) e "Golpe Daileon" (Atomic Crush), ou Destruidor Atômico, que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (Head Dreamer, no ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. 


O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).



______________________________________________________________________________________

JIRAYA




Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a
 falência da Manchete, a série foi exibida pela manhã na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida no bloco "Made in Japan" da Ulbra TV de Porto Alegre, pela Rede NGT de televisão, e Rede Brasil de Televisão (RBTV).
A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.

Família Yamaji
Família Yamaji (山地族 Yamaji-zoku?, no original) são os personagens principais da série, descendentes dos Togakure (戸隠流 Togakure-ryū?), um antigo clã ninja cuja missão é proteger a Inscrição, um pedaço de pedra que aponta o paradeiro de Pako, uma capsula espacial que caiu na Terra há cerca de 300 anos antes de Cristo.

Touha Yamaji/Jiraiya (山地闘破/ジライヤ (磁雷矢Yamaji Tōha/Jiraiya?): o protagonista da série. Quando era pequeno, seus pais foram mortos e ele foi adotado pro Tetsuzan como filho. É treinado por seu pai adotivo para tornar-se um ninja e sucedê-lo na linha dos sucessores de Togakure. Quando sua irmã é raptada pela Família de Feiticeiros, Touha recebe a armadura de Jiraiya e sua respectiva arma, a Espada Olímpica (磁光真空剣 Jikkō Shinkūken?, no original) e inicia a luta contra o clã maligno. A razão pela qual Toha fazia a espada brilhar como uma espada-laser, porque é descendente de Paco. Seus pais foram mortos e foi adotado por Tetsuzan e viveu para derrotar Adolf Sugitani, que os matou e Dokusai até o fim da série.

Kei Yamaji/Himenin Emiha (山地ケイ/姫忍 恵美破 Yamaji Kei/Himenin Emiha?): A mais velha dos filhos biológicos de Tetsuzan, Kei tem aproximadamente 15 anos. Dividida entre viver uma vida de garota normal e tornar-se uma ninja, acaba ganhando uma armadura olímpica e passa a auxiliar seu irmão em diversas ocasiões.

Manabu Yamaji (山地  Yamaji Manabu?): O mais jovem dos filhos de Tetsuzan, Manabu tem 8 anos. Vive aprontando travessuras que muitas vezes colocam sua família em situações difíceis (como quando pegou a Espada Olímpica e deixou que a mesma caísse nas mãos dos Feiticeiros). Ainda assim, é valente e aplicado, ajudando seus irmãos em várias ocasiões. Após fazer 13 anos, ajuda Jiban na luta contra Biolon.




Tetsuzan Yamaji (山地哲山 Yamaji Tetsuzan?): Um sábio mestre ninja que adotou Touha como filho após a morte dos pais do garoto. É o representante da 34ª Geração da família dos Togakure. Considerado um dos maiores mestres ninjas do mundo, foi interpretado pelo real ninja e médico neurologista Masaaki Hatsumi.



Aliados

Ryu Asuka/Yanin Spiker (飛鳥 /槍忍 突破 Asuka Ryū/Yanin Totsuha?, 5, 6, 8, 10, 13, 23, 24): policial do Serviço Secreto Japonês, normalmente é visto trabalhando junto com Reiha e ajuda Jiraiya em algumas ocasiões, Especialista em luta com lanças longas, segundo a tradução de seu nome original.


Reia Yagyu/Kinin Reiha (柳生 レイ/貴忍 麗破 Yagyū Rei/Kinin Reiha?, 2, 5, 6, 10, 24, 31-32, 40, 48-50): kunoichi da família Yagyu e também agente do Serviço Secreto Japonês, expert em ataques surpresa e em espreitar os inimigos de Jiraiya para colher informações. Sabe leitura labial, como demonstra em sua primeira aparição. Reiha possui um brilho misterioso nos olhos, o mesmo do pote que os Yamashi mantêm. Normalmente faz parcerias com Yarinin Spiker. No início da série, usa o poder de seus olhos e salva Jiraiya de Kannin Dragon e Chang Kung Fu Jr., mas perde a memória e entra em coma. Depois volta a ativa e ajuda o grupo Yamashi. Durante a luta contra Adolf Sugitani, Toha é mortalmente ferido e Tetsuzan solicitou a Rei para que ajude Toha em uma transfusão de sangue. Tetsuzan revela a Rei e Toha que ambos são descendentes de Paco.

Dr. Smith (スミス博士 Sumisu Hakase?, 11, 16, 23): cientista alemão, discípulo de Tetsuzan e aprendiz da arte ninja de Togakure. Aparece em alguns episódios prestando boas ajudas aos Yamashi. Smith é perito em tecnologia. Foi ele que reforçou a Armadura Olímpica para que Jiraiya pudesse derrotar Kannin Dragon e Kanin Chang Kung Fu e criou Black Storm, um carro utilizado por Jiraiya para vencer os Ninjas Especiais.


Henry Rakuchin (ヘンリー楽珍 Henrii Rakuchin?, 1, 3, 4, 6, 36, 46): um vidente trapalhão e perito em adivinhações. Com sua bola de cristal, ele ajudou Jiraiya em poucas ocasiões.





Família de Feiticeiros

A Família de Feiticeiros (妖魔一族 Yūma Ichizoku?) são os antagonistas da série, que desejam obter a Inscrição e adquirir Pako e seu poder para dominar o mundo. Composta pelo patriarca Dokusai, sua filha Benikiba e seu "filho" adotivo Retsuga.





Oninin Dokusai (鬼忍 毒斎 Oninin Dokusai?): chefe e patriarca da Família dos Feiticeiros. No passado foi amigo e aprendiz da arte ninja juntamente com Tetsuzan. Matou a esposa de Tetsuzan para roubar a Inscrição, mas acabou ficando somente com a metade. Morre no final da série após ser derrotado em um combate definitivo com Jiraiya. Oninin (鬼忍?) significa "Ogro Ninja", e Dokusai (毒斎?) significa "adorador de venenos".





Chounin Benikiba (蝶忍 紅牙 Chūnin Benikiba?): filha de Dokusai, gosta muito de jóias. É muito fraca na arte ninja, sendo constantemente salva por seu pai ou por Retsuga. É mestre dos disfarces, conseguindo se transformar em qualquer um (até mesmo em criança). Escapa viva no fim da série. Chuunin (蝶忍?) significa "Borboleta Ninja", e Benikiba (紅牙?) significa "garra vermelha".


Hoshin Retsuga (星忍 烈牙 Hoshin Retsuga?): "filho" postiço de Dokusai, usa um arco algumas vezes na série. Possui uma estrela gigantesca na testa, usada como arma. Protagonizou várias lutas contra Jiraiya, inclusive recebendo o golpe "Espada Olímpica" e escapando vivo no primeiro episódio. Escapa vivo no fim da série. Hoshinin (星忍?) siginifica "Ninja da Estrela", e Retsuga (烈牙?) significa "garra violenta".





Ninjas Pássaros Karasutengos (鳥忍 カラス天狗 Torinin Karasutengu?): ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos. Contudo, por serem imortais, eles sempre retornam, mesmo depois de mortos. Em um episódio, esta capacidade é explorada quando Dokusai coloca uma bomba em um dos Karasutengu para eliminar Jiraya. Quando o ninja do episódio não é derrotado por Jiraya, quase sempre um Karasutengu é morto com um golpe "Espada Olímpica". Seu nome é derivado do duende Tengu da mitologia japonesa.
Mini Ninjas Pássaros Karasutengos: Morgana recruta um grupo de garotos para enfrentar Jiraiya, apesar do fato de Jiraiya desprezar o fato de enfrentar crianças inocentes. Parte do grupo que não passam no teste são feitos prisioneiros e outros se vestiam como os Ninjas Pássaros Karasutengos. Quando iam se apossar da armadura e da Espada-Olímpica, são aturdidos por Toha. Depois de frustrar os planos de Morgana, são salvos por Jiraiya e o grupo Yamashi.

Aracnin Morgana (妖忍 クモ御前 Yūnin Kumo Gozen?, 37-41, 47-50): uma feiticeira que fora derrotada por Tetsuzan no passado. Volta à vida nos tempos atuais e passa a auxiliar Dokusai. Usa um rifle como arma em sua forma jovem. Embora Jiraya não consiga vencê-la é Tetsuzan que a vence novamente, em um duelo no final da série. Seu nome original é traduzido como "Ninja Feiticeira Madame Aranha".


Unidade de Ninjas Especiais (特殊忍者群 Tokushu Ninjakun?, 16): um grupo de ninjas brasileiros criados pro Dokusai e nomeados pelos 5 elementos do TaoísmoFire ( Ka?), Water (Sui?), Land ( Chi?), Tree ( Moku?) e Wind ( ?). São enviados para destruir Jiraiya, mas Fuu hesita em atacar o herói ao ouvir o barulho do vento. Após a derrota deles nas mãos de Jiraiya, os Feiticeiros recolheram os cadáveres dos ninjas para criarem o andróide Kazenin Maffia.

Império Ninja
O Império Ninja (世界忍者 Sekai Ninja?) são os ninjas de diferentes nacionalidades que também procuram por Pako. Cada um deles possui uma habilidade especial e um objetivo para o uso do tesouro. Alguns são malignos e desejam Pako para o ganho pessoal; outros o desejam para motivos nobres. Alguns lutam contra Jiraiya inicialmente, mas posteriormente tornam-se seus aliados.
Aliados

Jonin Barão Owl (城忍 フクロウ男爵 Jōnin Fukurou Danshaku?, 1-2, 9, 19, 37-38, 47, 49-50): País : Inglaterra. O primeiro do Império Ninja a aparecer na série. Ele é, na verdade, umcavaleiro britânico adepto do cristianismo que luta com uma espada claymore escocesa. Deseja utilizar Pako para acabar com a fome, a injustiça e a miséria do mundo. Quase morre no episódio 9, quando cai do alto de uma cachoeira, mas posteriormente aparece vivo para Jiraiya e torna-se seu aliado. Seu nome se traduz literalmente como "Ninja do Castelo Barão Coruja".

Rainin Wild (雷忍 ワイルド Rainin Wairudo?, 20, 33, 40, 46, 49-50): País : Estados Unidos. Esse ninja americano é da descendência do Estilo Billy The Kid. Trabalha como caçador de recompensas e chama a si mesmo o "Xerife Ninja do Exército do Norte". Sua roupa ninja é feito de denim (jeans) azul. Empunha um revólver Magnum, juntamente com uma faca. No episódio 20, ele persegue Jiraiya, a fim de conseguir recompensa oferecida pelo Clã Feiticeiros, mas une forças com Jiraiya, no final, quando os Feiticeiros o trai. Depois, ele começa a trabalhar para uma empresa pública de entretenimento, a fim de coletar dinheiro para pagar a sua viagem de volta para os Estados Unidos e acaba desafiando Jiraiya novamente no episódio 33 a um duelo. A partir desse ponto em diante, ele se torna um aliado de Jiraiya na última batalha contra o Clã Feiticeiros.

Hounin Jane (宝忍 ジャンヌ Hōnin Jannu?, 40): Uma ninja adivinha, que procura ajudar sua cidade natal pobre. Ela pode disparar chuva de diamante de seu peito. Abusa de suas boas intenções, forçando-a a levar Jiraiya para uma armadilha, depois que foi enganada por Dell-Star, mas acabou salvando-o dando sua própria vida.



Iguyonin Beni Lagarto (異形忍 紅トカゲ Igyōnin Beni Tokage?, 5, 31, 41) É um colecionador de espadas ninja que viaja pelo mundo em busca das espadas mais valiosas. Um andarilho que viajou o mundo a fim de dominar todo o tipo de luta de espadas e técnicas ninja, ele é um guerreiro habilidoso temido até mesmo por Dokusai. Ele pode assumir a forma de lagarto em forma de estrelas e arremessador bombas, bem como um canhão de mão, apesar de ter a capacidade de se transformar em um lagarto grande. No episódio 5, ele desafia Jiraiya com a Espada Olímpica, mas não consegue. Ele se torna aliado de Jiraiya e no episódio 31, ele descobre que a Espada Nobutora que foi roubada de um museu em Paris, mas é forçado a devolvê-lo às autoridades. No episódio 41, ele se é possuído quando ele empunha a espada das Trevas que originalmente pertencia a Dell-Star.

Rounin Haburamu (牢忍 ハブラム Rōnin Haburamu?, 3, 15): País : Turquia. Ninja guardião encarregado da proteção da Chama Verde, uma esmeralda preciosa do Palácio Topkapi. Carrega uma grande faca e espada, bem como de cadeia longa. No episódio 3, ele é levado a lutar contra Jiraiya pelo Clã Feiticeiros, mas reconcilia com ele até o final do episódio. No episódio 15, ele sem querer liberta Manin Sylvia de sua prisão e retorna ao Japão para pedir ajuda a Jiraiya. Ele é um muçulmano devoto que nunca perde uma oração.

Kaminin Oruha (紙忍 折破 Kaminin Oruha?, 12, 26, 45): Um ninja que pode manipular o papel, ele é empregado por seu próprio clã para caçar desertores. Ele aparece pela primeira vez no episódio 12, onde ele é designado para caçar um desertor chamado Mimura ( ?). No entanto, ele está relutante em terminar trabalho, ter tido um relacionamento amoroso no passado com a filha de Mimura, Kasumi (カスミ?). Depois Mimura é morto, Oruha abandona o clã para fugir com Kasumi. Ele se aposenta e muda-se para Yamanakako com Kasumi, mas é trazido de volta em ação no episódio 26, após se envolver em uma trama pelo Clã Feiticeiros. Ele tem capacidade de criar bonecos miniatura de papel e usa tesoura desmontada como facas de arremesso. No episódio 45, ele e Kasumi são mortos por seu ex-líder do clã, mas ambos são trazidos de volta à vida pelos poderes de Deus Jirai.

Yagiro Yiho era antigamente o discípulo numero 1 de Tetsuzan Yamashi. Yagiro que atacou Toha e roubou sua armadura para lhe mostrar que o Toha não deve confiar só em sua proteção,mas sim em sua força. Yagiro usou a armadura de Jiraiya na luta contra o Toha,mas quando ele viu o Toha pegar de volta a Espada Olimpica e fez se transformar numa espada a laser,Yagiro desistiu de lutar e admitiu a derrota devolvendo a armadura de Jiraiya para Toha. Yagiro apareceu no episodio:Jiraiya,o inimigo de Toha. Yagiro foi interpretado pelo mestre Kenji Ooba,o Gyaban

Bakunin Homem Míssil (爆忍 ロケットマン Bakunin Roketto Man?, 14, 44, 49-50)País : Estados Unidos. Este ninja é especialista em explosivos e pólvora. Empunha um lançador de foguetes, que ele normalmente carrega em suas costas. No entanto, ele não é perito em contra-ataques. Um veterano da Guerra do Vietnã, ele decidiu fugir do conflito depois que ele encontrou uma jovem chamada Tao (タオ?), Cujos pais foram mortos. Ele forjou sua morte e adotou Tao como sua própria filha. No episódio 14, ele vai para o Japão pela primeira vez, a fim de limpar seu nome após o Clã Feiticeiros o acusarem de um atentado a bomba e seqüestros que ele não cometeu. No episódio 44, ele é forçado a lutar contra a sua vontade contra Jiraiya quando Tao é seqüestrada pelo Clã Feiticeiros. Depois de Tao ser salva, ele retorna ao lado Storm e Wild, a fim de ajudar Jiraiya na batalha final contra os feiticeiros.

Seinin Alan (聖忍 アラムーサ Seinin Aramūsa?, 21, 47): Um membro da Ninja Clã do Santo, um clã religiosos que habitam as terras do deserto. Empunha uma katana grande e uma faca. Ele tem várias habilidades Ninpo como a criação de um tempestade de areia que sela armas de seus inimigos na areia, jogando estrelas que se alimenta de determinadas fontes de energia, a capacidade de levitar objetos gigantes, e assim por diante. A pedra vermelha na cabeça é a fonte de seus poderes. Ele ignora a sociedade moderna devido à sua educação. No episódio 21, ele é enganado pelo Clã Feiticeiros a roubar toda a gasolina em Tóquio, mas ele se redime de seus erros e luta ao lado de Jiraiya e torna-se seu aliado. No episódio 47, ele sofre uma lavagem cerebral de Aracnin Morgana forçado a destruir Deus Jirai, mas ele recobra seus sentidos antes que ele pudesse realizar tal tarefa.


Catherine (カトリーヌ Katoriinu?) 29, 31: é uma ninja francesa que trabalha para a Interpol daquele país. Tem uma aparição miserável pela série. Personagem vivida pela famosa atriz francesa Frédérique Hoschédé (Dorothée).hospedagem de sites grátis



Kazenin Maffia ou Kazenin Storm (風忍 馬風破 Kazenin Mafūba?, 16, 29, 40, 47, 49-50): País : Japão. Primeiro ninja ciborgue a ser criado, Storm foi projetado para ter as habilidades de seus companheiros mortos. Utilizando o corpo de Fuu, Dokusai o criou para destruir Jiraiya de uma vez por todas. Porém, após lutar contra Jiraiya em suas duas primeiras aparições, tornou-se seu aliado e retorna no final da série para ajudá-lo na batalha. Seu nome original, "Mafuuba" (馬風破?) é traduzido como "Cavalo da Ventania Destruidora". Ele definia os bonzinhos como bonachões, um trocadilho usado na versão dublada.



Hananin Agnes (花忍 夢破 Hananin Yumeha?, 17, 18, 32): Pertencente a família dos Hananin essa ninja guerreira aliou-se a Jiraiya para buscar vingança depois que seu Mestre foi traído e morto por Yujin que era seu discípulo. Ajudou Jiraiya a combater a ganância de Yujin que após matar seu mestre se apossou da Lendária e perigosa Armadura de Satã. Apareceu depois no episódio 32 ajudando Jiraiya a acabar com os planos malignos da Família de Feiticeiros.


Inimigos

Ushunin Dell-Star (宇宙忍 デモスト Ushunin Demosuto?, 37 a 41, 46, 48-49): Origem : Planeta das Trevas. Esse Ninja Extra-terreno é um dos mais terriveis inimigos de Jiraiya, pode separar a cebeça do corpo e disparar raios. Tem mais de 2 mil anos de vida e chegou a Terra junto do antepassado de Toha, o primeiro Jiraiya por quem foi aprisionado em uma caverna. Por esse motivo tem um odio mortal por Jiraiya e deseja mata-lo e tomar Pako para si. Tem uma uma poderosa espada chamada Satã que é rival da espada Olimpica de Jiraiya.

Kanin Chang Kung Fu (火忍 チャンカンフー Kanin Chan Kan Fū?, 4, 49): País : China. Esse Ninja de 90 anos usa de feitiços para destruir o espírito de luta do inimigo, colocando dentro deles o medo. Consegue enfeitiçar Jiraiya que só voltar a lutar encorajado por Tetsusan.Jiraiya recuperado luta com Chang Kung Fu e vence acabando assim com sua magia.


Kanin Chang Kung Fu Jr. (火忍 チャンカンフーの息子 Kanin Chan Kan Fū no Musuko?, 10-11, 49): País: China. Filho de Chang Kung Fu, vai ao Japão para vingar a morte de seu pai. Torna-se aliado de Kannin Dragon para destruir Jiraiya. Apesar de quase conseguir derrotar Jiraiya acaba sendo destruído.

Kannin Dragon (漢忍  Kannin Ryoku Ryū?, 10-11, 49): País : China. Ninja chefe do Tráfico de Sekijatan (uma droga que entorpece os sentidos), alia-se aos Feiticeiros para aumentar a venda da droga no Japão. Buscava também vingar-se de Spiker que descobriu e acabou com sua Organização do Tráfico de Sekijatan na China. Adepto do Kung Fu usa técnicas malabaristas para lutar, além de estar sempre ingerindo bebida alcóolica. Usa com principal magia o Golpe torpente, além de ser transformar num terrível Dragão. Quase destrói Jiraiya com a ajuda do filho de Kanin Chang Fu, mais acaba sendo derrotado.

Shunin Makumba (獣忍 マクンバ Shunin Makunba?, 7, 25, 49):País : África do Sul. Ninja caçador de animais alia-se a uma organização criminosa do Japão trocando peles de animais e pedras preciosas por armas e munições para seus guerreiros da África. Mata o fiscal de caça ilegais de animais Jo, díscípulo de Tetsusan. Mas Jo antes de morrer tinha enviado uma carta a Tetsusan contando tudo sobre a organização criiminosa fazendo com que Makumba fosse atrás de Jiraiya e Tetsusan para matá-los também. Acaba sendo destruído por Jiraiya juntamente com a sua organização.

Irmão mais Velho de Juunin Makumba (獣忍 マクンバの兄 Shunin Makunba no Ani?, 25, 49): País : África do Sul. Alia-se aos Feiticeiros e vai ao Japão para vingar a morte de seu irmão. Leva com ele o Deus Dadáh , que através do sacrifícios de animais ressuscita seu irmão Shunin Makumba para enfrentar Jiraiya novamente. Mas seu plano acaba falhando pois Manabú destrói Dadáh levando Makumba de novo para o mundo dos mortos. Assim Jiraiya luta frente a frente com ele e vence.

Gounin Abdad (剛忍 アブダダ Gōnin Abudada?, 8, 49): País : Arábia Saudita: Traiçoeiro que planejava matar sua própria sobrinha para se apoderar do trono do rico país de Ammel no Oriente Médio. Por sua ambição desmedida acabou exterminado por Jiraiya.hospedagem de sites grátis



Shakunin Strower (灼忍 ストローボ Shakunin Sutorōba?, 43, 49): Ninja Suéco, traja uma armadura dourada e é com ela que ele usa sua habilidade. Por meio de uma luz dourada que emana de sua armadura, ele cega o oponente. Anos atrás , travou uma luta com Tetsuzan que arrancou-lhe o braço direito,tendo então que usar uma prótese.Contra Toha, conseguiu cegá-lo com sua tecnica, mas graças a um lírio da montanha, Toha recuperou a visão e lutou com Strover novamente, arrancando-lhe o braço(prótese) assim como seu Velho.

Kenin Parts (化忍 パルチス Kenin Paruchisu?, 19, 22, 31, 40, 48-49): ninja italiano tinha a capacidade de se transformar em qualquer um que quisesse e imitar perfeitamente a pessoa copiada. Era praticamente um doppleganger e só apareceu em dois episódios, no segundo sendo morto por Jiraiya.




Líder dos Kaminin (紙忍一族頭領 Kaminin Ichizoku Tōriyō?, 45, 49): Kaminin Leader é o Líder da ordem dos Kaminin. Oruha fazia parte desta ordem mas decidiu sair devido a tanta matança. Considerado então traidor por Leader, ele e sua protegida foram assassinados por ele.


Otonin Uhaya (音忍 宇破 Otonin Uha?, 6, 32, 49): ninja espiritual diabólico que consegue criar e controlar ilusões diversas. Sua flauta melancólica cria uma terrível névoa que engole a alma de sua vítima. Queria vingança contra os Togakure, que ele alegava terem matado sua família e somente ele escapou vivo. Com sua morte Jiraiya encerrou sua linhagem.





Badin Adolf Sugitani (杉谷悪之坊 Sugitani Aku Nobō?, 28, 49): ninja alemão cruel (talvez seja alguma alusão ao ditador Adolf Hitler) que assassinou os pais verdadeiros de Jiraiya há muitos anos em sua busca pela outra metade de Pako. Ficando seriamente ferido, Jiraiya depende que Reiha lhe fizesse uma transfusão de sangue. Recuperado, Jiraiya derrota e destrói Adolf.




Tetsunin Steel (鉄忍 ガメッシュ Tetsunin Gamesshu?, 23, 49): ninja russo cheio de implantes robóticos em seu corpo. Raptou o Dr. Smith para forçá-lo a vender sua tecnologia para a Família de Feiticeiros. Só pôde ser aniquilado pela união dos filhos de Tetsuzan com a mente tecnológica de Smith.



Tetsunin Steel 002 (鉄忍 ガメッシュ002 Tetsunin Gamesshu Tsu?, 40, 49): Dizem que ele é irmão de Tetsunin Steel 001 mas nada foi provado. Sua aparição foi rápido e foi morto por Kazenin Storm.




Manin Luana (魔忍 シルビア Manin Shirubia?, 15, 49): ninja romena era uma mistura de ninja com bruxa feiticeira. Morreu queimada pela Inquisição há centenas de anos, e seu espírito amaldiçoado ficou preso numa caverna. Despertada acidentalmente por Ronin Haburamu, ela quis implantar o terror no mundo com sua espada sedenta de sangue, mas Jiraiya a selou novamente no mundo dos mortos.


Aman Negro (邪忍 黒い茨 Janin Kuroi Ibara?, 30, 49): Quando era criança, perdeu sua mãe e foi criado por um velho ninja, mesmo tendo sido criado por um velho - mas honrado - ninja, ele se deixou corromper pelo poder do dinheiro, tornando-se cruel e ganancioso. Visava conseguir muito dinheiro para desestabilizar os governos mundiais e tornar-se o dono do mundo. Após matar covardemente o homem que o criou, acabou merecidamente exterminado por Jiraiya.




Suinin Tubarão-Mor (水忍 シルバーシャーク Suinin Shirubā Shāku?, 24, 40, 48-49): belga, mistura de ninja com pirata, é especialista em lutar debaixo d'água. Sua arma é uma pistola que atira enormes arpões de pesca típicos de navios baleeiros. Enfrentou Jiraiya, mas escapou vivo. Tubarão Mor é especialista em roubar tesouros submersos e saquear navios contendo cargas valiosas.


Yujin/Satã Ashura (花忍 黒猿 Hananin Kurozaru?, 17, 18, 49): Yuji é um ninja que faz parte da ordem dos Hananim. Por sua ganancia em levantar o nome do clã ,contraria as ordens de seu lider que é de manter a armadura Sathan selada , decide rouba-la e usa-la. Ao lhe ser negada a localização da armadura, ele que ja estava aliado ao clã de feiticeiros , mata o Lider dos Hananin, e consegue trajar a armadura amaldiçoada.Jiraiya com a ajuda de Hananin Agnes consegue matá-lo.


Yaminin David Cat (闇忍 デビルキャッツ Yaminin Debiru Kyattsu?, 36, 48, 49): Ninja e ladrão profissional enganava as pessoas e assim tendo acesso às jóias e bens valiosos. Além disso também assaltava joalherias usando sua identidade ninja. Acredita ser o dono de todas as jóias do mundo e que Deus lhe deu todas elas, sendo os seres humanos nada mais do que porcos. Lutou duas vezes com Jiraiya. Na primeira venceu,mas movido por seu orgulho acabou perdendo na segunda vez. Porém não foi destruido pela espada olímpica mas sim foi preso.


Sainin Gyumah (祭忍 ギュウマ Sainin Gyūma?, 13, 42, 49-50): ninja que transforma-se em qualquer pessoa, no caso copiar a imagem. Pode também controlar mentes com sua tecnica dos lençóis espirituais, além de criar fantasmas usando a mesma técnica. Como arma usa duas espadas idênticas que cruzando-as ele emite um raio que tosta o inimigo instantâneamente, foi derrotado por jiraya. 



Killer e Commando (キラーとコマンド Kirā to Komando?, 34, 35, 49): Contratados por Dokusai com a missão de encontrar e destruir o Deus Jirai, porém foram rapidamente mortos por Jiraiya.



____________________________________________________________________________

Metalder




Foi exibido no Brasil de 2 de abril a 21 de dezembro de 1990 pela Rede Bandeirantes.

História: Em meio à 2ª Guerra Mundial, o especialista em robótica Doutor Koga desenvolveu o andróide Metalder como arma secreta do exército japonês para ser usado na Guerra do Pacífico contra os EUA. Como modelo o Doutor Koga utilizou o seu finado filho, Tatsuo Koga, segundo subtenente da Marinha Imperial. Porém o projeto foi abandonado. Em 1987, Koga descobre a existência do Império Neroz e pouco antes de morrer, ativa Metalder.

Personagens

Hideki Kondo (Ryuusei Tsurugi) - É o protagonista da série. Reativado por Koga, seu criador, inicialmente não possuia algum dissernimento e o que acontecia, mas o soldados de Neroz forçaram Hideki a trajar sua forma de combate, mas é derrotado po Arthur. Auxiliado por Springer, cão robô, aprende muito sobre seus sentimentos e fez muitos amigos como Maya Aoki e Satoru Kinta e outros traidores de Neroz, passa a ver o Dr. Koga como seu pai. Depois de vencer Neroz, suplica a Satoru para destruir seu dispositivo energético de força gravitacional, caso contrário a Terra seria destruida. Metalder se despede de Maya e Satoru e vai a algum lugar da praia com Springer para sua auto-desativação.

Aliados


Doutor Ryuuchirou Koga - Gênio em robótica, criou Metalder. No primeiro episódio da série, sabendo da ameaça vinda de Neroz ativa Metalder e é morto perseguido por suas tropas.




Springer - Cão-robô que protege a base Silver Cat's. Foi construído pelo Doutor Koga antes de Metalder. É capaz de se comunicar com um ser humano, e quando preciso faz reparos no próprio Metalder. Possui um torso e um colar de metal.








Maya Aoki (Mai Ogi)- Fotógrafa que trabalha para uma revista semanal. É a primeira garota que Hideki encontra. Passa a acompanhá-lo em suas aventuras desde então.







Satoru Kita (Hakko Kita)- Aparece pela primeira vez no episódio 16. Sonha em se tornar o melhor piloto de motovelocidade do mundo. Antes disso era líder de uma gangue motoqueiros e também um sujeito trapalhão. Encontra-se com Hideki e Maya numa seção de fotos para uma revista de motociclismo. No final da série, foi aquele que teve que tirar a vida de Metalder.



Grupo anti-Neroz- São os amigos de Satoru. Inicialmente Hideki não sabia quem eram, mas os ajuda a Tokio a encontrar sua mãe. Apareceram pela primeira vez no episódio 25 e são grandes lutadores de artes marciais.




Top Gunder - Membro da Unidade Cibernética, desafiou Metalder para o combate, sendo que Metalder recusou a luta. Na batalha para conseguir sua arma, Top Gunder vence e atira em dois membros da Tropa Monster que os avistava. Gunder decide adiar a luta para poder enfrenta-lo no momento em que houvesse uma oportunidade. Com a adaga do falecido Tatsuo Koga, no segundo combate, Metalder vence o combate e parte deixando Top Gunder com vida. Julgado como traidor, Top Gunder é perseguido e Metalder aparece para prestar uma ajuda ao Top Gunder. Como retribuição, Top Gunder resolve fazer uma aliança para ajudar Metalder na luta contra Neroz. Acaba sendo morto por Neroz que trajava a armadura de Arthur.

Ben Kei - Membro da Unidade Blindada, desafiou Metalder para o combate, ao ver que um indefeso coelho corria perigo, Metalder usa suas últimas forças, mesmo ferido na perna por Ben Kei e o vence. Ele teve o mesmo destino como Gunder, deixa-o viver e responde dizendo que possui uma vida e para que não a desperdice em vão. Ele reaparece ajudando Metalder na luta contra Beta Saxon, mas acaba sendo morto pelos ninjas de Neroz.



Rapsodia - Construído por Neroz e membro da Unidade Cibernética, ele tinha como missão usar sua música para destruir Metalder. Mas Metalder consegue vencê-lo e Rapsodia pede a Metalder para poder tocar a canção final antes do adeus, sendo que Metalderr destruiu o dispositivo que o controlava. Feito isso, ele é atacado por um membro da Tropa Mecanol. Reaparece no episódio 19 ajudando uma garotinha, tal fato que o julgaria como um traidor. Quando Metalder e Rapsodia estavam se aproximando do fim, aparece Top Gunder para ajudá-los do perigo. Depois de vencer Beta Douglas, responsável por fazer a garotinha e Metalder entrarem em sua fortaleza, Rapusodia se afasta das lutas, recomeçando do zero vivendo ao lado dos humanos trazendo felicidade às pessoas com sua música. Ao seu lado vive Lume, uma menina robô que fora utilizado por Neroz para destruir Metalder ao se transformar, agora traz alegria as pessoas junto de Rapsodia.


Barlock - Anteriormente era atleta, mas foi construído por Neroz como membro da Unidade Blindada. Mesmo assim possuía um senso de justiça e ajuda Metalder a recuperar o cientista, por possuir dados do doutor Koga. Durante a batalha, Barlock e Metalder travam uma batalha homem a homem, mas o derrota e o deixa viver. Como o grupo de Neroz estava atrás de Metalder e do cientista, Barlock tenta atrair a atenção do grupo de Neroz enquanto Metalder salvava o cientista. No final, Barlock morre nas mãos do império Neroz, mas morre como um homem livre. Metalder presenciando a tudo, despedia de Barlock.




Kelen (Wisudamu) - Era namorada de Hedocross, derrotado por Metalder. Engana Metalder dizendo que traiu Neroz, mas fez proveito disso para vingar Hedocross, mas Metalder não lutou porque estava esperando um filho de Hedocross. É perseguida por Garantor e seus ninjas, mas é salva por Metalder e Metalder explica que o império Neroz é sujo e usou Hedocross e teve de derrotá-lo por não ter escolha. Depois de dar a vida a seu filho, é sequestrada por Omega Dissolvery, mas é salva por Metalder e seu filho e juntos passam a viver uma nova vida.


Hedocross Jr. - Inicialmente desafiou Metalder, mas Kelen fala que é seu filho já crescido. Jr. aproveita e ataca Metalder, mas sua mãe o reprime por sua ação, mas Jr. só pensava em realizar o sonho de seu pai. Recrutado por Neroz, desafia Metalder, mas Metalder tenta evitar uma luta contra Jr.. Acaba sendo salvo por Metalder quando morreria, mas descobre a verdadeira face do império Neroz. Depois de salvar sua mãe, ambos passam a viver uma nova vida longe dos combates sangrentos, como assim pensava Metalder.




Shingo Aoki (Shingo Ogi) - Pai de Maya. Atualmente estava trabalhando para descobrir o segredo de Neroz e descobre que Issao Muraki estava trabalhando na construção de robôs hibridos, metade robô e metade humano assim como Hideki na 2ª Guerra Mundial. Descobre que Neroz é Issao Muraki e fez cirurgia plástica para não ser reconhecido e que ambos Neroz e Arthur são a mesma pessoa, ou seja ambos possuem a mesma aparência do Makoto Dolbara. Recebe lavagem cerebral de Neroz e usa a armadura do Alfa Tacitos para destruir Metalder, mas acaba sendo salvo. No final mostra o video-tape da despedida de Hideki a seu amigos.




O Império Neroz
Imperador Neroz- O Major Issao Muraki, foi um dos cientistas que trabalhou no Projeto Homem-Máquina, auxiliando Dr. Koga. Porém, foi descoberto mais tarde que Issao Muraki utilizava prisioneiros de guerra da Federação, em experiências mutantes, a fim de concretizar o Homem-Máquina antes do Dr. Koga. Ele foi expulso do grupo que trabalhava no Projeto, foi julgado e condenado à morte por seus crimes em Singapura. Através de um suborno, ele conseguiu ser substituído na hora da execução e conseguiu fugir incógnito do Japão, passando à viver na América, onde uniu-se ao maior Sindicato Criminoso do mundo. Através de uma perfeita cirurgia plástica, trocou de rosto e identidade e passou à chamar-se Makoto Dolbara! Degrau à degrau, ele foi conquistando todos os sindicatos criminosos e tornou-se o criminoso mais poderosos do mundo. Com sua imensa fortuna, submeteu-se à uma série de cirurgias mutantes, onde transfigurou-se na horrenda figura do Imperador Neroz e com seu conhecimento científico, desenvolveu as quatro Unidades de seu Império, que controlavam o mundo todo em seu nome.




Unidade Blindada - Liderada por Arthur, o braço direito de Neroz. Possui soldados usando armaduras especiais de combate.








Unidade Mecanol - Robôs com armadura e blindagem pesada, para o combate puro e simples. Seu líder é Druon.







Tropa Monster - Liderada por Davius, é composta por criaturas horrendas criadas através da engenharia genética.



Unidade Cibernética - Seus membros são todos andróides de combate, cujo líder é Balzac.










Soldados de Neroz- São a categoria mais baixa dentro do Império Neroz, utiilizados para missões suicidas e trabalhos pequenos e sem sentido.







__________________________________________________________________________

SHARIVAN




Foi exibido no Brasil pela Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994.
Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses.

Curiosidades: É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gyaban, mas no Brasil ela foi exibida primeiro, em canal diferente, com dubladores diferentes, confundindo os telespectadores da época. Sharivan exibido na Rede Bandeirantes em 1990 e Gyaban exibido na Rede Globo em 1991 e Shaider a terceira série da trilogia foi exibida na Rede Globo em 1992.

História: Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta MAD (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).


Personagens

Den Iga/Sharivan - O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer "Raio Solar" (Sekisha no original). No último episódio, após destruir Mad, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.
´





Lili - A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird.







Capitão Gyaban - Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.







Kojiro Oyama - Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.











Comandante Kom - Nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.


Mareen - Secretária de Kom.





Mimi (ep. 47 - 51) - Filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban. No fim da série foi forçada a casar-se com o General Gailer, mas é salva por Sharivan. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.



Descendentes de Iga

The Organizers (eps. 27 e 50) - Grupo de Resistência Anti-Mad. É representado por MooreKeith e Rita.



Santo Protetor (eps. 34, 47 e 51) - O Deus Protetor dos Igas. Para Sharivan entregou a Espada Santificada, e no episódio final da série ajudou Sharivan e Gyaban com a volta do Cristal Iga.






Jii/Monstro Mascarado (ep. 19) - O velho chefe da Ilha Iga. Teve consigo o mapa com a localização do Cristal Iga, o qual protege sob o disfarce do Monstro Mascarado.



Mario (ep. 27) - É um fugitivo da Penitenciária de MAD. Foi revelado possuir o mesmo sangue de Sharivan. Acaba sendo morto pelo monstro Uragiri Beast.


Garotas da Ilha Iga (eps. 19, 20, 31 e 49 a 51) - Colegiais que usam roupas de marinheira, são as protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade, oculto na Ilha Iga. Lideradas por Miyuki.






Willy Bell (ep. 36) - É o irmão mais novo de Helen Bell. Em uma viagem espacial teve seus pais assassinados por Mad. No final é morto pelo General Gailer.











Helen Bell (eps. 36, 38, 39 e 42) - Irmã mais velha de Willy Bell. Morreu vítima de um plano nefasto de Mad. Após isso Sharivan jurou vingar sua morte.


Guerreiros de Iga(ep. 51) - Os guerreiros do planeta Iga que ajudaram Sharivan e Gyaban no último episódio. Seus membros são: JackFumioLumi e Yoshio.




Sociedade Secreta MAD ("Mado", no original)
É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação (幻夢城), localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.

Maoh Saiki (Maoh Psycho) - Vilão principal da série e líder de MAD. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltino episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna "imortal". Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em várias episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.


Doutora Porter - Estrategista, é a chefe dos cientistas de MAD e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.



General Gailer - Comandante de campo de MAD. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói lhe mata.




Miss Akuma 1 e 2 - Com pouca projeção na série, são duas guerreiras que ajudam Gailer e fazem serviços de espionagem para Porter. Akuma 1, morta por Gyaban, vestia traje preto e Akuma 2, devorada por Gamagon, vestia traje rosa.



Leider (eps. 34 a 50) - Aparece pela primeira vez no episódio 34. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar Mad, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu.



Grande Rei Gamagon (eps. 31, 49-50) - É uma enorme cabeça de sapo. Tentou devorar Sharivan quando este acidentalmente caiu em seu planeta no episódio 31. Depois se aliou a Leider para roubar o Cristal Iga. Foi destruído por Sharivan no penúltimo episódio. Ele traz seus servos, que são soldados humanóides trajados de cor vermelha.



Brasas Benguel (Bengel Brothers, ep. 11) - Piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de MAD. Após serem torturados por Maoh Saiki, são transformados em ciborgues comandados por MAD e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.





Soldados Saikier - São os soldados rasos de MAD. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.





Veículos
Grand Bus - A nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanóide, da qual pode disparar o "Canhão Plasma" (Plasm Cannon no original).
Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).





Moto Sharian - A moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad.
Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.






Tanque Sharinger - O tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.
Armas: Laser Sharinger e Foguete Sharinger.






Mogriran - Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger.





Armas



Dimensão Trans-Silver - duas antenas aparecem em cada lado da cabeça para rastrear o inimigo, parecido com os riders em Kamen Rider Black.








Campo de Observação - Radar que tem a capacidade de perceber, memorizar e analisar as ondas captadas como o raio infravermelhoraio ultravioleta e raio X. Os dados são expressos no visor da armadura.





Tiro Relâmpago (Crime Buster no original) - A arma-laser de Sharivan cujo raio laser pode se dividir em várias funções: Tiro Mortal, Tiro Dissolvente, Tiro Choque e Tiro Destruidor. Além disso, o Tiro Relâmpago pode ser usado para salvar vidas, convertendo-a numa seringa para transfusão de sangue.




Espada Laser (Laser Blade no original) - A espada de Sharivan, com a qual desfere o "Choque Fatal Sharivan" (Shariban Crash no original) que derrota os monstros de MAD. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe sua silhueta negra, em frente a uma enorme imagem dourada do sol, erguendo e desferindo um golpe luminoso, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.



___________________________________________________________________________________

JIBAN





Trazida ao Brasil pela extinta distribuidora Top Tape, foi exibido a partir de 1990 pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios, onde apenas 50 foram exibidos pela emissora carioca na época. Atualmente é exibida de forma não autoriz
ada pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão.

História: O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

Personagens:

Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.


Yoko Katagiri - chefe do departamento de polícia e superior de Naoto, tem uma relação de afeto com o colega de trabalho. Policial invocada, não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon. Mesmo no final da série, fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban, mas descobre seu segredo depois da partida de Naoto.




Ayumi Igarashi (Mayumi, no original) - Neta de Doutor Igarashi, ajudou o avô e o Sr. Yanagida a salvar Naoto e na criação do Policial de Aço Jiban. Perde a memória no meio da série depois que saltou de uma cachoeira, para não abraçar Jiban, já que nela havia sido colocado um anel-bomba. Foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva. Então, como último recurso, Jiban tem de retirar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto, seu irmão) no último episódio. Até lá, sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.



Seichiro "Seichi" Muramatsu - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série. Atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko. Vive dando ordens a Naoto.







Doutor Kenzo Igarashi - Mentor do Plano Jiban. Para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressuscitando Naoto na pele do Policial de Aço Jiban.






Seiichi Yanagida - Auxiliar do Doutor Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, e morre no final da série depois que descobre a base do Biolon, ao fazer uma manobra Kamikaze abrindo a localização da base secreta de Jiban.






Ryu Hayakawa (Ryo, no original) - Aparece na série depois que Ayumi cai da cachoeira e perde a memória. Um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayumi com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban, ao levar o anel-bomba para longe dele e de Ayumi, perdendo a vida com a explosão.







Bóris (Boy) - pequeno robô criado pelo Dr. Igarashi para ajudar Jiban, Ayumi e Yanagida. Foi adaptado ao robô Halley durante a série.




Halley / Halley Bóris (Harry / Harry boy) - Robô simpático, inicialmente aparece na série, mas é contra lutas e acha que só conseguiria entra num acordo apenas conversando, mas descobre que teria de lutar para manter a paz. Halley, já de volta, ajuda Jiban para recuperar Ayumi, mas é destruído por Biolon. Após ser reconstruído, é unido a Bóris chamado de Halley Bóris. Morre junto com o Sr. Yanagida no penúltimo capítulo do seriado.



Shun'ichi e Shizue Igarashi - Os pais de Ayumi. Shunichi é o filho do doutor Kenzo Igarashi, mas não é um cientista.









Michiyo Matsumoto - Uma servente que trabalha na Central de Polícia. Ela está sempre alegre e animada.






Biolon



Doutor Jean-Marie (Doutor Giba, no original) - Chefe da organização criminosa Biolon, nasceu com o nome de Gibanóide da poluição de produtos químicos da empresa do Dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de biotecnologia.






Madogarbo (17-51) - A maior criação do Doutor Jean-Marie. Seu nome completo é Cyborg Jiban Killer Madogarbo, mas é chamada apenas de Madogarbo. Ela é um monstro bionóide poderoso, construída de metal e carne, e tem praticamente todas as habilidades de Jiban, pois foi construída através de suas células.




Marshall e Cannon (Marsha e Karsha) - Irmãs, criações de Jean-Marie. Vaidosas, adoram roupas e jóias, além de possuirem formas "bionóides". São destruídas pelo seu criador no último episódio por terem desertado da organização Biolon, após abandonarem Madogarbo sozinha na luta derradeira desta, que seria destruída finalmente por Jiban.

Pugy e Mugy (Bubi e Muku) - São criaturas que vivem na base de Biolon. Sempre repetem o que o Dr. Jean Marie fala, mas se redimem ao conhecerem Ayumi. Foram os únicos da organização Biolon que restaram vivos até o fim da série. Pugy aparece em luta contra Jiban somente no primeiro episódio, agigantando-se, engolindo Jiban. Porém em seguida cospe Jiban para fora e volta ao pequeno tamanho normal, fugindo.



Soldados Mascarados - Seres vestidos de preto criados por Jean-Marie para lutar contra Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.



Monstros Bionóides - São monstros criados por Jean-Marie para destruir Jiban. Geralmente esses monstros podem tomar forma humana.

Rainha Cosmos (28-46) - Outra inimiga poderosa que vem a Terra para destruir Jiban. No início, se alia a Biolon. Mas em seguida, resolve tomar rumos próprios, querendo destruir até a organização Biolon, para dominar o mundo. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir na Terra um império só de mulheres, onde ela seria a rainha. Chegou a criar uma "filha", Julia Cosmos, construída com uma parte de seu corpo, e que usava um tipo de armadura medieval, mas esta foi derrotada. Rainha Cosmos é destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.

Armas

Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, aMaximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui uma arma acoplada em seu braço direito que sai uma agulha ou até disparar feixes de energia, revelado no movie de Jiban.





Poder Braquial: Uma espécie de pinça gigante, posta no braço esquerdo, que serve para agarrar o adversário, antes de aplicar a Agulha Giratória.







Agulha Giratória: Furadeira acoplada no braço direito, usada em combates e também para furar superfícies.




Auto-Canhão: É a arma suprema de Jiban. Na forma de metralhadora, dispara várias balas de pistola de alto poder destrutivo. Por esse motivo é também chamada de Auto-Canhão Pistola Metralhadora, ou seja, tem as balas de pistola disparadas com a cadência da metralhadora. E na forma de canhão, tem um poder gigantesco, podendo aniquilar vários inimigos com apenas um tiro. A potência do Auto-Canhão é trinta vezes mais forte que o Daidalos.


Veículos

Leson (Rezon): Automóvel oficial de Jiban. Foi o primeiro veículo do Policial de Aço a aparecer na série.

Baican (Vaican): Moto utilizada por Jiban, para deslocamentos mais rápidos.






Spyras (Spylas): Nave do Jiban.





Daidalos (Daidaros): Máquina voadora que pode ser acoplada nas costas de Jiban, tendo sua primeira aparição no episódio 12. Além de ser veículo de transporte aéreo, pode também se converter num canhão com poder de destruição considerável, mas inferior ao Auto-Canhão (que apareceria somente no episódio 35). Este é 30 vezes mais forte que Daidalos.




______________________________________________________________________________________


Gyaban




Foi exibido no Brasil em 1991 na Rede Globo e logo após foi exibido TV Gazeta, no programa Gazetinha.

Curiosidades: É a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider, mas n
o Brasil ela foi exibida depois de Sharivan, em canal diferente, com dubladores diferentes, confundindo os telespectadores da época. Sharivan exibido na Rede Bandeirantes em 1990 e Gyaban exibido na Rede Globo em 1991 e Shaider a terceira série da trilogia foi exibida na Rede Globo em 1992.

História: A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.

Personagens:



Takeshi Ichijoji/Gyaban - (Retsu Ichioji no original) Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer "Transformação" (Jouchaku no original).





Mimi - Filha única e mimada do Comandante Kom e parceira de Gyaban. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Maku. Apaixonada por Gyaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apóia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gyaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gyaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.




Comandante Kom - nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.



Mareen - É a secretária do Comandante Kom. Ajuda Gyaban e auxilia em algumas tarefas da Mimi enquanto ela resolvia alguns problemas de família.







Tsukiko - É a irmã adotiva de Gyaban que aparece na série a partir do episódio 11. Foi criada por Boiser a partir do momento que seus verdadeiros pais foram mortos pelo Caçador Maligno.





Sr. Gousuke - É um senhor já idoso que dirige o Clube de Equitação Avalon em que Gyaban passa a trabalhar. Sempre bem humorado, ele aparece com certa regularidade na série.









Yuuchi e Wakaba - São duas crianças, um menino e uma menina que aparecem com freqüência na série. São netos do Sr. Gousuke e moram junto ao avô no clube de equitação.




Kojiro - Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.







Den Iga - Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Confundiu Gyaban como membro da Makuu e se desculpou pelo mal-entendido. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu em que enfrenta Buffalo Doubler, aonde recebeu um ferimento mortal no episódio 42. Então Gyaban o salva e o envia para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando-se assim o Detetive Espacial Sharivan e retribui o favor no episódio 44 quando salva Gyaban das mãos de Kiba e San Doruba.


Voicer - Pai de Gyaban, ele era um antigo policial do espaço, traído por seu ex-companheiro Caçador Maligno e capturado pelos Makuu. Ele foi forçado a construir o Hoshino Cannon, uma arma que pode destruir um planeta, mas manteve os planos em segredo, mesmo depois de ter sido torturado. Ele foi salvo da prisão por seu filho.Foi trazido de volta para Dolgiran mas morreu logo depois, com o projeto secreto para o canhão escrito na palma da sua mão.


Organização Criminosa Makuu
É uma organização de criminosos com obejtivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.


Don Holar (Don Horror): Vilão principal da série, e líder da Organizaçao Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas "assistentes" as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal.Sua cabeça também se move,como visto no último episódio,onde luta contra Gyaban,sendo morto pelo próprio.

Caçador Maligno(1 - 30) - Braço direito de Don Holer. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gyaban, Boiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gyaban, foi punido por Don Holer sendo jogado ao espaço para morrer. Na verdade, ele acaba retornando segundo a história do jogo Uchuu Keiji Tamashi, onde em algum momento ele aparece trajando a Combat Suit que usava quando trabalhava para a Polícia Galática. Alguns capítulos, mudaram o nome para Matador Implacável.




Sandorba(Cap 30 - 44) - Filho de Don Holer, aparece no episódio 30. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gyaban,sendo morto no último episódio.






Bruxa Kiba(Cap. 30 - 44) - Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gyaban, mesmo que tenha que passar Don Holer para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos.Morre no último episódio,junto com seu filho San Dorba.






Monstros-Bem - São os monstros da Organização Secreta Maku e que aparecem até o episódio 12 da série, onde posteriormente seriam fundidos com os guerreiros Doubler.São eles: Shako,Gamara,Condor,Sasori,Dokuja,Omadako,Samurai Ari,Kaenzaru,NijiCho,Armadillo,Goat e Sai.




Guerreiros-Doubler - Aparecem também até o episódio 12 da série, e são uma espécie de homens-monstros oriundos de outro planeta que ocupam uma posição hieraquicamente mais elevada que os monstros-bem normais.






Monstros-Doubler - É o resultado da fusão entre os monstros Bem e os Guerreiros Doubler.








Soldados Crushers - são os soldados faz-tudo que servem a Maku.









Horror Girls - São as assistentes de Don Holer. Uma delas tem cabeça de ave e que não fala: apenas fica dançando e dando risadas histéricas e macabras. A outra, com aparência insetóide, algumas vezes assume a forma humana para espionar Gyaban sem ser percebida.



Veículos



Dolgiran - a nave de Gyaban. Possui um comando de defesa acionado por Gyaban.







Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gavan fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .





Cybarian - a moto de Gyaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.
Arma: Raios duplos.




Gavion - o tanque de Gyaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca.
Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".




Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gyaban para salvar a Tsukiko
Armas: Projétil Mogriran.



Armas e ataques



Raios Seccionados/Raios Superativados (Laser Z Beam, no original): a arma de Gyaban disparada diretamente de sua mão, sem nenhum auxílio de pistola ou coisa parecida. Pode ser feito também quando Gyaban dá o comando para Dolu disparar através de seus olhos.









Visor laser - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.






Escudo laser - Pouco utilizado por Gyaban, serve para se proteger de ataques inesperados.


Espada Laser (Laser Blade no original) - a espada de Gyaban, com a qual desfere o "Dinâmico Gyaban", traduzido para "Gyaban Vencerá!" (Gavan Dynamic no original) que derrota os monstros da Makuu. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe um cenário negro, acompanhado de vários raios, erguendo e desferindo um golpe luminoso em formato vertical, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen. É revelado que sua espada possui a capacidade de assumir a forma de uma fita luminosa e também criar anéis luminosos para imobilizar inimigos, foi revelado no movie Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gavan quando usou para capturar os Gokaigers. No dragão Dolu, juntos Gokai Red e Gavan usam seus sabres Gokai Red Final Wave e Gyaban sua Espada Laser para fazer o Dinâmico Gyaban e Marvelous (Gavan Marvelous Dinamic) ou Gyaban Marvelous Vencerá!.
Antena Dimensional: acoplada no canto esquerdo da cabeça, usada apenas para rastrear inimigos ocultos como se fosse um radar.



___________________________________________________________________________________

SPIELVAN





Foi estrelado por Hiroshi Watari, que havia interpretado anteriormente Sharivan e Boomerman em Jaspion. Spielvan foi exibido no Brasil pela Rede Manchete a partir de 1991, onde recebeu o nome de "Jaspion 2".

Enredo: A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Profº Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan, e assim impedir a derrota do Império Water.

Personagens:

Guerreiros:

Kenji Sony (Spielvan) – 20 anos, protagonista da série, adota a identidade terrestre de Kenji Sony e logo se dispõe a vingar a destruição de seu planeta natal e a morte de sua mãe, Anna, além de resgatar seu pai e sua irmã. Ao pronunciar a palavra "conversão" (Keshō no original) estabelece uma interface com o Defender, nave que o trouxe ao nosso planeta e recebe uma armadura agindo sob o nome de Spielvan. A identidade do personagem na versão original da série é Jou Yousuke.






Diana (Lady Diana) – 18 anos, companheira de Spielvan em sua loga viagem é também o ponto de apoio do herói em muitas de suas missões, não raro lutando ao lado deste. Ao submeter-se ao processo de "cristalização" recebe uma armadura e transforma-se em Lady Diana.






Helen (Lady Helen) – 22 anos, irmã mais velha de Spielvan, passou a lutar ao seu lado tão logo se livrou da funesta influência de Herbaira, seu alter ego ruim. Em várias ocasiões fora usada por Guiotini e Lay como arma psicológica de Water contra Spielvan. Após unir forças com o irmão e a amiga recebeu uma armadura e o codinome de Lady Helen no episódio 31. Fora do Império Water, somente três pessoas descobrem sua identidade como Herbaira: Karen(ep 18), Spielvan e Diana (ep 21)


Professor Paul – pai de Spielvan e Helen sequestrado há anos pelo Império Water e depois transformado no Doutor Bio. Altruísta e com grande senso de justiça, renegou sua porção malévola ao ter revertida sua mutação em razão de uma pane energética no Castelo Gâmedes, sede do Império Water. Durante a luta derradeira contra a Rainha Pandora injetou um veneno na vilã pouco antes de morrer, sendo restaurado num futuro onde o Império Water nem chegou a existir. Na versão original seu nome é Professor Ben.


Amigos:


Daigoro Koyama – inventor e proprietário da Casa de Invenções Thomas Edison. Considera-se um gênio embora suas bugigangas sejam pouco mais que inúteis. Mulherengo, protagoniza algumas das cenas humorísticas da série. Some na série sem explicações depois do episódio 19.



Miwa Koyama – irmã mais nova de Daigoro. Cuida da loja embora não suporte a ideia de viver entre as tralhas criadas pelo irmão, todas um fracasso de vendas. Possui um temperamento forte.





Tokio: É um garoto que ajuda Daigoro nas experiências.









Mirva, Loriko e Kenite: Sempre aparecem olhando as experiências de Daigoro.






Império Water:

Senhor Water – deus protetor do império que leva seu nome. Possui forma líquida e vive confinado em um receptáculo sendo capaz de sobreviver apenas em água límpida. Cruel em seus desígnios, raramente fala e manifesta sua vontade por intermédio da Rainha Pandora. Na verdade o Senhor Water é somente um conceito criado por esta última a fim de manter sua posição em segredo contra eventuais ameaças à sua liderança.


Rainha Pandora – porta-voz do Senhor Water e comandante do império, possui uma personalidade fútil e arrogante. Ao final da série foram descobertos dois segredos ao seu respeito: um segundo o qual ela e o Senhor Water são a mesma entidade e outro sobre a sua verdadeira forma, pois a rainha do império Water não passa de uma estrela-do-mar que evoluiu à forma humana. Durante a batalha final contra Spielvan, Diana e Helen dividiu-se em duas entidades, um ser mutante e um mecanóide.


Imperador Guiotini (ep. 24-43) – descendente de Water que foi trazido do século XXIII - Ano: 2201 (onde vivia como um mendigo de rua) via deslocamento temporal para auxiliar na luta contra Spielvan. Extremamente leal a Rainha Pandora ele possui um ratinho falante de estimação chamado Pech e chama atenção pelo seu vestuário. É muito traiçoeiro e ousado em seus planos, como por exemplo o dos episódios 26 e 29. Lançado em uma fenda dimensional após um combate contra Spielvan voltou a atormentar o herói, através da tentativa de assassinato de Helen, por quem é apaixonado e queria levá-la para viver junto com ele, na condição de fantasma, mas foi derrotado graças ao uso das células energéticas do Defender.

Fantasman (ep. 35-39) – criado a partir dos sentimentos espúrios presentes nos corações humanos, possui uma aparência pálida e andrógina com cabelos longos, vestes brancas e um longo par de chifres. Detentor do poder de teleporte é capaz de disparar feixes lasers de sua boca. Rebelou-se contra o Império Water e criou seu próprio mecanóide, mas foi destruído graças a um contra-ataque preparado pelo General Deslock. Criou a sociedade secreta Mumumu reunindo proeminentes figuras da sociedade. Originalmente chamado de Youki, algo como "energia fantasma" em português.


General Deslock (ep. 01-42) – dotado de um vasto conhecimento de táticas de guerra, é um andróide que lidera a tropa mecanóide do Império Water, possuíndo a capacidade de se converter num torpedo apto a ser lançado de um silo, como aconteceu nos episódios 24 e 42 quando confrontou Spielvan. Em suas aparições chama a atenção graças ao design de sua armadura onde predominam os tons negros. Chamado na versão original de Deathzero.



Doutor Bio (ep. 01-21, 30, 43) – cientista responsável pela criação dos guerreiros mutantes postos a serviço do Império Water, é na verdade o Professor Paul, o pai de Spielvan que, ao ser submetido a um processo de mutação celular, ignorou sua identidade anterior. Durante sua batalha contra Spielvan (ep. 21) assumiu a forma de um guerreiro mutante capaz de lançar moscas gigantes a partir de seu corpo e mesmo com o aviso de Helen sobre o fato de estar lutando contra seu filho prosseguiu o combate até que a Rainha Pandora acionou um explosivo para matar os três, mas graças às suas habilidades mutantes ele e a filha sobreviveram. Após esse evento passou um período numa câmara de animação onde apenas seus olhos, cérebro e coluna vertebral podiam ser vistos.


Herbaira (ep. 04-21; 29) – guerreira na qual Helen foi transformada após um implante cibernético feito por seu pai e acionado por controle remoto a fim de que ela eliminasse Spielvan. Na luta entre Spielvan e Lady Diana contra a forma mutante do Doutor Bio os heróis foram informados por Helen acerca da verdadeira identidade do vilão, mas nesse meio-tempo a Rainha Pandora detonou uma bomba com o objetivo de destruí-los (ep. 21). Dada como morta até o episódio 29 quando foi encontrada por Diana, na qual teve sua última aparição e a partir do capítulo 31 deu lugar a Lady Helen. Originalmente chamada de Hellvira.

Tropa Espiã (ep. 01-36) – Trio que é formado por Lay (Rikki, no original),Shadow e Gash (Gasher, no original) cabendo à primeira liderar o grupo. Lay arquitetou vários planos cruéis porém é pouco combativa. Terminou transformada numa estátua por interferir num ataque de Fantasman contra Spielvan (ou, segundo as palavras da Rainha Pandora, transformada "na cadeira do Senhor Fantasman"), ao passo que suas assistentes foram mortas no episódio 25 em um confronto com o herói.

Soldados Clow - andróides de combate que compõem a primeira linha de defesa do Império Water. Usam roupas negras, possuem face dourada e olhos vermelhos.







Monstros Mecanóides e Bionódies- Monstros do império Watter criados para destruir Spielvan, sendo os monstros mecanóides, robôs guerreiros, criados por Deslock e depois por Guiotíni e os Bionóides, por sua vez, criaturas biológicas mutantes criadas pelo dr. Bio.



Armas e habilidades

Spielvan


Armadura Clean Metal - armadura usada por Spielvan, Diana e sua irmã Helen, se redimindo de suas ações como Herbaira e passa a integrar o grupo.
Spielvan Kick - golpe com uma força equivalente a 3200 kg e capaz de derrubar com um só chute o pilar de um edifício.
Spielvan Punch - tem a força de 1400 kg e é capaz de destruir uma chapa de aço de até 30 cm de espessura.
Laser Slace - sua intensidade chega a 1.000.000°C - (um milhão de graus Celsius), sendo capaz de destruir um tanque de combate que esteja até cinco quilômetros de distância. No original, o "Laser Slace" chama-se Laser Sniper (Spielvan) e Lady Sniper (Diana).

Double Slace - técnica resultante da união dos disparos das armas lasers de Spielvan e Lady Diana, triplicando assim o poder de fogo. Originalmente chamado de Double Sniper.


Cosmic Blade - espada do herói. Para aplicar o golpe final Blade Slace(Arc Impulse, no original), Spielvan conta com o auxílio de uma lâmina extra, o que torna a espada uma arma mortal. Na versão original chama-se Twin Blade.




Spielvan viagem dimensional - no original Supiruban Bypass Slip - É um campo de remoção, onde Spielvan sempre usa para transferir as batalhas para outros lugares para não atingir a cidade, é por isso que as batalhas decisivas sempre acontece em locais desérticos.
Metal Nice - no original Metaru Naīsu - Como Sharivan em sua atuação anterior como protagonista, Spielvan possui uma antena acoplada no lado esquerdo da cabeça, usado para achar outras fraquezas, quando enfrentou uma das criaçõeos do Dr. Bio.

Lady Diana e Lady Helen

Laser Slace - pistola laser de Lady Diana. Na versão original, a arma chama-se Lady Sniper, se diferenciando assim da arma laser de Spielvan.







Helen Cutter - bumerangue cortante utilizado pela guerreira Lady Helen.
Veículos




Cruzador Espacial Defender (Gran Nazca) - fortaleza voadora e lar de Spielvan e Diana nos últimos doze anos. Transforma-se através do comando Deffe Robô Formation (Combat Formation), num robô que esmaga os tanques de Water, e pelo comando Cannon Formation, num gigantesco canhão, que é disparado (Cannon Hiper Potência / Big Bang Cannon, originalmente) por um holograma gigante de Spielvan. Defender segue o mesmo exemplo dos Uchuu Keijis, apenas destruição da tropa inimigas além de monstros gigantes.



Metal Cycle (Hovarian) - moto vermelha e branca de Spielvan. Tem asas retráteis que são utilizadas para planar. Spielvan em alguns capítulos desfere o Cosmic Blade enquanto a pilota.

Tanque Cruzer (Gaios) - tanque branco e preto de Spielvan. Seu lado superior direito, separa-se da base, para formar o Víbora ou Jato Cruser dito na versão dublada (Jet Gaios), um jato com asas em formato de "X", parecido como uma das naves em Guerra nas Estrelas, enquanto a parte inferior, forma o Cruzer Escavadeira ou Escavadeira de Perfuração (Drill Gaios), revelando uma broca ao se dividir. É frequentemente utilizado para combater o tanque Scarface (Skulldon) do General Deslock.


_____________________________________________________________________________


SHAIDER




É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido em 1992 pela Rede Globo e pela TV Gazeta no programa Gazetinha.

Personagens:




Dai Sawamura/Shaider - Herói da série, combate a Organização Mágica Fuuma. No final da série, ele e Annie ficam na Terra. Transforma-se ao dizer "Sinterizar" (Shouketsu no original).









Policial do Espaço Annie - Nativa do Planeta Mount, onde este foi destruído por Fuuma, ela jura vingança e quer a qualquer custo lutar contra Fuuma. Parceira de Shaider, é muito forte e boa em tiro. Sempre munido com sua pistola laser, está pronta a judar Shaider nas dificuldades. No capítulo 41, mostra-se ciumenta e é revelado a paixão dela por Shaider quando Vivian, a repórter do espaço aparece e tenta fazer ciúmes em Annie dando em cima de Dai.






Kojiro - Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série. Desta vez, ele é proprietário de uma loja de animais.








Comandante Kom - Nativo da estrela Bird, torna-se presidente da União da Polícia Galática.








Marin - Secretária de Kom.


Yoko - Batalhadora, trabalha meio expediente na loja de animais de Kojiro, estuda e mostra ter uma queda por Dai.





Império Mágico Fuuma

É uma organização mágica com planos mirabolantes objetivando expor a desordem no planeta e na galáxia. Sua fortaleza é o Palácio Divino Mágico (不思議宮殿), localizado no Tempo Espacial Mágico. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades mágicas e com o mínimo de violência possível, o que em toda série, é inevitável.



Grande Imperador Kubilai - Vilão principal da série, e líder do Império Mágico Fuuma, bem como, toda a organização.





Sacerdotisa Paú ( no original) - Braço direito de Kubilai. Sempre astuta arma planos mágicos para Fuuma para expor a desordem no Planeta, não gosta de lutar. Para ela, a conquista não se deve usar violência. Torna-se bela através da essência de Kubilai, porém sua verdadeira forma é um monstro feio. No final da série, ela fica vagando no Tempo Espacial Mágico com os monstros raros de Fuuma.


Comandante Hesler - Estrategista e violento, prefere usar de violência para conquistar a Terra. Comanda os soldados e as filhas da guerra, bem como, os monstros utilizados para tentar derrotar Shaider. Morre em combate contra Shaider. Mata seu próprio irmão no capítulo 28 por achar que poderia tomar seu poder de comando, o que era verdade.


Himley (ep.28) - O irmão de Hesler. Ele e Hesler batalharam contra Shaider juntos. Foi morto pelo seu irmão que tinha achado que poderia tomar seu poder de comando, o que era verdade(algo que Kubilai tinha dado essa proposta se destruísse Shaider)





Quinteto Kunoichi - Formado pelas: Garota 1 (primeira no comando), garota 2, garota 3, garota 4 e garota 5, participam de muitos planos de Fuuma, porém são menos comabativas. Com a exceção de Garota 1 que trava uma luta contra Shaider se tornando um andróide, e depois, em forma de fantasma, assombra Annie na nave Babiros, quando esta é morta definitivamente(ep.44). Garota 3 morre em uma tentativa frustrada de matar Shaider(ep.45), por fim as outras se transformam em borboletas alienígenas doando seu poder ao Kubilai no final da série.


Soldados Guerreiros Miracler - São os soldados que servem de aquecimento para Shaider antes de travarem a verdadeira luta. São peritos em disfarce.






Monstros raros - Formados por crioaturas mágicas do próprio Tempo Espacial Mágico, são pouquíssimos utilizados. São eles:
Animal Raro Nossori
Animal Raro Yarda (Yarda no original)
Melodia rara de Shingin
Primeiro Olho de Aiida
Estômago faminto de Garki
Busto de Monk - Este último, não faz nada a série inteira a não ser, balançar os braços e não sair da parede.




Animal Mágico - Monstros criados por Kubilai para combater Shaider.




Veículos

Babiros - Nave principal de Shaider. Tem dois módulos: A transformação dela em uma gigante pistola quando Shaider ativa o comando: " Formação de tiro" e ativando o Grande Magnum (Big Magnum no original) e uma forma robótica, o "Formação de Batalha", na qual pode disparar o "Missil Babiros" e "Babiros disparar lasers".




Shaian - O veículo de combate de Shaider. Pode-se dividir em dois veículos: Nave Shaian e Sonda Shaian.






Nave Shaian (Sky Shaian no original) - Parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas, "o disparo shaian". Muito pilotada por Annie.






Sonda Shaian (Battle Shaian no original) - O tanque de Shaider, armado com mísseis, possui uma perfuradeira na parte superior do veículo. Arma: Missel Shaian. Muito pilotado por Shaider.




Skyjet Shaider (Blue Hawk no original) - A moto de Shaider onde além de combater, serve para levá-lo em segurança até o Tempo Espacial Mágico de Fuuma. Possui dois canhões laser. Arma: "Disparar Raios". No último episódio, numa caverna onde se ouvia falar dos segredos de Nasca, existia uma outra Skyjet Shaider, porém inutilizada, mas graças a força do antigo guerreiro Shaider, Shaider consegue ativar a moto.
Armas e Ataques
Golpe Shaider (Shaider punch ou Shaider kick no original) - São golpes especiais extremamente fortes utilizados por Shaider.



Pistola de Raio e Vídeo (Video Beam no original) - A arma-laser de Shaider. Utilizada para disparar contra os inimigos, como também, funciona feito um scanner para rastrear os inimigos e assim destruí-los. Serve também como revitalizador.






Espada Multi-laser (Laser Blade no original) - A espada de Shaider, com a qual desfere o "Relâmpago Azul Shaider" (Shaider Blue Flash no original) que derrota os monstros de Fuuma. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe Shaider em meio a um campo negro com diversos raios como em Gyaban, erguendo e desferindo um golpe luminoso em horizontal, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen. A espada pode se transformar numa fita e até mesmo na forma luminosa, como as sentais Goggle e Mask pink em Goggle V e Maskman, respectivamente.


Shaiderscópio (Shaiderscop no original) - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.
Comunicador Shaider (Super Shaider Horn no original) - Comunicador de patrulha utilizado entre Shaider e Annie.



____________________________________________________________________________

WINSPECTOR




Foi exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete em meados de 1994, onde permaneceu por um longo periodo na grade de programação. A série narra as aventuras e missões do grupo de resgate chamado "Esquadrão Especial Winspector",
 que combate o crime e situações perigosas que a polícia convencional não pode resolver. A equipe é formada por um policial japonês chamado Liuma Ogawa e dois assistentes robôs (Biker e Highter).
A série da franquia dos Metal Heroes foi a primeira da trilogia dos Rescue Heroes.

História: O progresso científico e tecnológico, da mesma forma que trouxe bem estar e conforto para a humanidade, também permitiu que assassinos, destruidores de meio ambiente e bandidos de toda a espécie cometessem suas atrocidades de maneira mais fácil e impune.
Seguindo os ideais de um amigo policial que havia morrido, o Chefe Shunsuke Massaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim Winspector.
Composto por Liuma Ogawa (Ryuma Kagawa no original) usando a armadura especial Fire; Biker e Highter (Bikel e Walter no original), magníficos robôs criados pelos cientistas da polícia; a policial campeã olímpica de tiro ao alvo Junko Fugino; Hissae Koyama(a filha do amigo policial que faleceu); o oficial de manutenção Nonoyama e o mini-robozinho Demitaz.
Ao final da série, os integrantes de Winspector são promovidos e vão para a Europa, para fazer parte da Winspector Internacional. Chefe masaki fica no japão e cria uma nova equipe, chamada Solbrain, para continuar combatendo o crime, já que o Japão nao poderia ficar desprotegido.



Personagens
Liuma Ogawa/Fire (香川 竜馬/ファイヤー Kagawa Ryōma/Faiyā) – Liuma tem 23 anos de idade e é o líder da equipe, sendo o único humano. Assim como Masaki, ele é um superintendente policial. Ogawa é um orfão que tem conhecimento de artes marciais e cinco línguas. Seu veículo de transporte é o WinSquad. Quando Liuma se transforma em Fire, ele pronuncia Jack Up e pressiona seu polegar em um painel do WinSquad (na tradução brasileira, ficou como Jakan). Liuma possui um limite de tempo para ficar dentro da armadura, depois deste limite ele começa a "cozinhar" dentro dela, podendo morrer. Liuma tem uma irmã. Após o fim de Winspector, Liuma se junta a equipe de Solbrain como Knight Fire, porém apenas após o episódio 23.
Liuma possui uma espada chamada Max Calibre acoplada ao braço, e posteriormente ganha a Giga Streamer, sua arma mais poderosa, que possui múltiplas funções, podendo perfurar até rochas ou virar um poderosa metralhadora-canhão quando se funde ao Max Calibre.


Yuko Ogawa(香川 優子 Kagawa Yūko) - Irmã mais nova de Liuma, ficou afastada de seu irmão enquanto cuidava de plantas enquanto seu irmão vivia no cumprimento no dever em missão. Em sua primeira aparição fica presa no elevador, mas é salva por Fire, Biker e Highter, em seguida visita seu irmão que estava no hospital, pego pela armadilha de Mohs, reaparece quando é sequestrada por Kuroda, em meio aos episódios, Liuma possuía constantes pesadelos de sua infância com sua irmã. Depois de sua última atuação no Winspector, sua irmã apoia seu irmão para que vá a França e ajude as pessoas oprimidas que vivem no mundo.


Biker (バイクル Baikuru) – "Irmão" de Highter, Biker é um dos dois robôs-policiais que ajudam Liuma nas missões. Seu meio principal de transporte é sua moto, chamada WinChaser, porém ele tem uma roda no seu peito, que também é um meio de transporte. Sua principal arma são 2 espadas que podem se fundir e criar uma lança, funcionam também como o "guidão" da moto Winchaser. A armadura de Biker é amarela.




Highter (ウォルター Worutā) – "Irmão de Biker, Highter é o outro robo-policial que ajuda Liuma nas missões. Dispõe de duas asas em suas costas que o permitem voar, devido a isso ele não dispõe de nenhum veículo. Sua armadura é de cor turquesa. Highter adora crianças e é o tipo de "pessoa" que gosta da vida.
Brian (ブライアン Buraian) – Irmão de Biker e Highter, foi criado no objetivo de servir e proteger as pessoas. Tem boas recordações da menina Natsumi, Biker e Highter, mas Hirosaki faz lavagem cerebral em Brian o obrigando a fazer coisas terríveis, mas é derrotado por Fire com sua nova arma, o Giga Stream. Brian recobra a conciência, mas entra num estado em que poderia se auto-destruir, mas reconhece a derrota e também guardava os bons momentos desde aquele dia.


Shunsuke Masaki (正木 俊介 Masaki Shunsuke) – Masaki é o chefe e criador da equipe Winspector. Ele normalmente fica na "base" do Winspector, mas quando necessário ele fornece ajuda. Após o fim da série, com o Winspector indo para a Europa, Masaki cria uma nova equipe, chamada Solbrain, e volta a aparecer nos episódios finais de Exceedraft.






Junko Fujino (藤野 純子 Fujino Junko) – Junko é uma policial secreta do Winspector. Foi campeã olímpica de tiro ao alvo.






Hissae Koyama (小山 久子 Koyama Hisako) – Hissae é outra policial secreta do Winspector. Ela trabalha casualmente em uma cafeteria. Seu pai, Masanobo Koyama (小山 正信 Koyama Masanobu) foi um colega de trabalho de Masaki.





Minoro Koyama(小山 良太 Koyama Ryōta) - Irmão mais novo de Hissae, alegre e divertido, brinca com seus colegas e aspira também integrar o Winspector como Liuma, mas participa das missões do Winspector, ora refém ou meio que sem-querer, mas faz o possível para ajudar nas missões, cooperando ou entrando em frias.




Nonoyama (野々山 真一 Nonoyama Shin'ichi) – Nonoyama é o mecanico/cientista de Winspector. Ele desenvolve armas e faz a manutenção de Biker e Highter. Gosta de jogar Xadrez.







Madocks (マドックス Madokkusu) – Madocks é o supercomputador de Winspector. Madocks informa os crimes que estão ocorrendo e pode analisá-los em segundos.

Demitaz (デミタス Demitasu) – Demitaz é um pequeno robô. Sua principal função é o concerto de emergência de Biker ou Highter, auxilia também em investigações.




Toragoro Rokkaku (六角 虎五郎 Rokkaku Toragorō) - Membro da polícia local, o que fica com os pequenos casos, mas faz o possível para cooperar nas investigações com o Winspector, tem boa compostura diante de seus superiores até mesmo com Masaki e fica em cima de Nonoyama, para que ajude a solucionar casos, acaba se tornando membro que compõe o trio hilário, junto Biker e Highter, sempre descontraindo muito humor, já que Biker fica de cabeça fincada na terra como um avestruz, representada como se fosse uma cena hilária. Nos episódios finais, Toragoro fica emotivo ao saber que Biker e Highter teriam de ir para França, mesmo indo embora, também não voltaria a ter aqueles momentos de alegria como costumava acontecer com frequência.

Yuuichi Hirosaki (裕一弘前 Hirosaki Yuuichi 31-32) - Foi o que dominou Brian, queria também matar a menina Natsumi para que se juntasse a sua falecida filha Yukari, mesmo tendo seus planos frustrados, acaba roubando o Camaro de Liuma que usava para se transformar para destruir a base, com a invasão de Liuma em sua base, em posse do Giga Stream, Liuma destrói a porta, sabendo que deveria estar transformado em Fire, a base de Hirosaki acaba se auto-destruindo e acaba morrendo.


Onikichi Kuroda (Onikichi黒田 Kuroda Onikichi) - Criador do robô R-24, que começou sequestrando um bebê, mas acaba sendo preso pelo Winspector, mas foge e cria uma máquina que fora capaz de criar ondas sonoras a ponto de confundir as pessoas. R-24 é derrotado e Kuroda aciona um dispositivo que acaba morrendo na explosão.



______________________________________________________________________________

SOLBRAIN




Foi exibido no Brasil pela Rede Manchete a partir de 1995, sendo um dos últimos tokusatsus a estrear na TV brasileira. Totalizando 53 episódios.

História: "Jovens corajosos surgem para combater os crimes que afligem o mundo e pa
ra salvar a vida e os corações perdidos dos homens. Pertencem à Super Equipe de Resgate Solbrain!" — Narrador ao início da série
Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.

Personagens Principais
Daiki Nishio/SolBraver (西尾 大樹/ソルブレイバー Nishio Daiki/Sorubureibā?) é o sucessor de Liuma. Sua armadura é a de Solbraver e possui um tempo limitado. Seu veículo é o Sol Líder, que na verdade é o Toyota Sera. Ele se transforma ao dizer Plus Up (プラスアップ Purasu Appu?)usando o polegar direito, como era como Liuma. Ele e Reiko são os únicos humanos a se transformarem na equipe. É armado com o Raio Delta, em forma triângular, que pode se transformar numa lança.

Reiko Higuchi/SolJeanne (樋口 玲子/ソルジャンヌ Higuchi Reiko/Sorujannu?) é a sucessora de Junko. Sua armadura é a de SolJeanne e um capacete que abre na parte da frente (possui também máscara de oxigênio). Seu veículo é o Sol Blaster, que na verdade é um Toyota Previa, que transporta o SolDozer. Ele e Reiko são os únicos humanos a se transformarem na equipe. Ela se transforma ao dizer Plus Up usando o polegar direito. Sua arma é um extintor portátil. Tem uma paixão por Daiki.



SolDozer (ソルドーザー Sorudōzā??) é o sucessor de Biker e Highter. É um robô da equipe e pode transformar em uma máquina de resgate. Sua cor é amarela.





Jun Masuda (増田  Masuda Jun?) é um membro de Solbrain, mas ao contrário de Daiki e de Reiko, não possui armadura. Está sempre em ação como o terceiro membro da equipe.





Shunsuke Masaki (正木 俊介 Masaki Shunsuke?) é o chefe de Solbrain e ex-chefe do Winspector. Complacente e dedicado, geralmente entra no campo de batalha para ajudar seus subordinados.
Kamekichi Togawa (戸川 亀吉 Togawa Kamekichi?) é um perito em máquinas e sucessor de Nonoyama.


Takeshi Yazawa (矢沢  Yazawa Takeshi?) é o piloto do Solid States 1. Conduz a equipe do Solid States 1. É mais velho que Daiki.





Midori Aikawa (相川 みどり Aikawa Midori?) é a única do grupo do Solid States 1. Considerada a única mulher na inteligência com um computador como um dever principal.




Liuma Ogawa/Fire (21-23), Knight Fire(34) (香川 竜馬/ファイヤー、ナイトファイヤー Kagawa Ryōma/Faiyā (21-23), Naito Faiyā (34)?) ele Aparece primeiramente no episódio 21 com os robôs, Biker e Highter, quando estava perseguindo Messayer. Mais tarde transforma em Fire e ajudou a equipe com Biker e Highter. Retorna no episódio 34 como Knight Fire. Já possuia o Raio Delta e sua nova arma, o Nitrogun.



Cross 8000 (クロス8000 Kurosu Hassen?) é o supercomputador do Solbrain. É sucessor de Madox.




Ryuichi Takaoka (高岡 隆一 Takaoka Ryūichi?) foi o maior vilão da série, passa a perseguir a organização Solbrain e também se funde a um computador, mas foi envenenado com o objetivo de se juntar ao seus pais, que os mesmos o fizeram.










6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alniezi Cristiano, está matéria foi feita especialmente a nós fãs de tokusatsu, com dedicação e respeito a nós fãs dessa franquia excelente os Metal Heroes, valeu mesmo, muito obrigado!

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho de lembrar nossa infância tão maravilhosa, com os Tokusatsus..... eles fizeram parte da infância de muitas crianças brasileiras, sinto muitas saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  3. Caramba todas as informações detalalhadas sobre mental hero parabéns

    ResponderExcluir
  4. Caramba todas as informações detalalhadas sobre mental hero parabéns

    ResponderExcluir
  5. Em qual seriado, os vilões construíam robôs para lutar contra o bem?

    ResponderExcluir